PROCESSO COMUNICACIONAL À LUZ DO ENEAGRAMA: ENSINO/APRENDIZAGEM ENTRE ESTAGIÁRIOS E DOCENTES DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Denise Cristina Alves de Moura Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Arreguy-Sena Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rosangela Maria Greco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rúbia Mara Ribeiro Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i1.2284

Resumen

Objetivo: Analisar o processo de ensino-aprendizagem entre professores supervisores e estagiários do Curso de Enfermagem na perspectiva do processo comunicacional de acordo com os tipos de personalidades segundo a técnica do Eneagrama. Métodos: Estudo de caso unitário entre estagiários e supervisores do curso de Enfermagem de uma universidade. Abordagem qualitativa, referencial teórico para análise: Eneagrama. Atendidas recomendações éticas de pesquisa envolvendo seres humanos. Resultados: Participaram dois docentes e oito discentes. As personalidades predominantes dos docentes foram perfeccionista e mediador e dos discentes perfeccionista, doador, desempenhador, romântico, contestador e mediador. Discussão: Na perspectiva do eneagrama, o futuro enfermeiro trabalhar com pessoas com personalidade diferente lhe possibilita o autoconhecimento e a possibilidade de ajuda na relação docente/discente. Conclusões: Caracterizar as tendências comportamentais por meio do eneagrama constituiu uma estratégia para predizer a riqueza de oportunidades do processo ensino aprendizagem.

Biografía del autor/a

Denise Cristina Alves de Moura, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cristina Arreguy-Sena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF/UFJF).

Rosangela Maria Greco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública, Professora FACENF/UFJF.

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora FACENF/UFJF

Rúbia Mara Ribeiro, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. São João del Rei – Minas Gerais

Citas

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Publicado

2018-08-07

Número

Sección

Artigos Originais