Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito segue as orientações da revista?

      https://www.dropbox.com/s/0tfwljg9r1rlq0i/INSTRU%C3%87%C3%83O%20AOS%20AUTORES%20.pdf?dl=0

  • O autor responsável cadastrou-se e informou os seus dados para contato (correspondência e e-mail), além de ter sido inserido o nome de cada autor com os seguintes dados obrigatórios para o manuscrito iniciar o processo de avaliação:

    1. Autoria: No sistema da submissão (Metadados), apresentar os nomes completos de todos os autores (sem abreviações), ORCID, URL do lattes, instituição de origem/afiliação, cidade e estado sede da instituição de origem, país, resumo da  biografia (formação, maior titulação, endereço completo do autor responsável pela correspondência, bem como e-mail).
  • Foram anexados os Formulários Individuais de Declarações, preenchidos e assinados por cada um dos autores?

    https://www.dropbox.com/s/njniqroj6tlyuer/Formulario_Individual_de_Declaracoes.pdf?dl=0

  • A fonte de financiamento foi informada?

  • Foi inserido o documento de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos ou animais, quando pertinente? 

  • O título, com até 15 palavras, está nas três línguas (Português/Inglês/Espanhol - nesta ordem)?

  • O resumo está estruturado (objetivos, métodos, resultados e conclusão)?

     

  • O resumo contém no máximo 150 palavras? 

  • O resumo está apresentado em Português, Inglês e Espanhol, nesta ordem?

  • Os descritores ( 3 a 5) estão em conformidade com o Decs, nos 3 idiomas?

    https://decs.bvsalud.org/

     

    1. O manuscrito atende ao  número de palavras correspondentes (artigo original, 3.500; estudo teórico, 2.000; artigo de revisão, 3.500; relato de experiência, 2.000)? 
     
  • O artigo está em formato de papel A 4 com espaço entre linhas 1,5 (em todo o artigo, nos resumos e referências), fonte Times New Roman 12 e com as 4 margens 2,5 cm?

    - está salvo em .doc ou .docx;

    espaço 1,0 para os resumos (nas três línguas);

    - espaço 1,5 para introdução, método, resultados, discussão e conclusões;

    - espaço 1,0, fonte 10, para citações;

    - espaço 1,0 para referências; alinhar à esquerda;

    -  parágrafos alinhados em 1,0 cm;

    - papel A4 (210 x 297);

    - sem destaques no texto;

    - Título em Português, Inglês e Espanhol.

     

  • As tabelas e figuras (máximo de 5) estão em arquivos originais, acompanhadas dos respectivos títulos?

  • As citações no texto estão numeradas de forma consecutiva (Estilo Vancouver), de acordo com a ordem em que foram mencionas pela 1ª vez no texto? 

  • As citações estão em números arábicos, em sobrescrito, sem parênteses, antes da vírgula (Asdfg7,)  ou logo após o ponto final (asdfg.7 e sem menção do nome dos autores? 

  • As falas dos sujeitos deste estudo estão apresentadas em itálico, tamanho 10, entrelinhas 1,0, sem aspas, na sequência do texto, identificandas por códigos?

    1. As referências encontram-se dentro do limite estabelecido para cada categoria de artigo? 

     ARTIGO ORIGINAL: Máximo de 20 referências atualizadas e pertinentes ao tema do estudo;

    ESTUDO TEÓRICO: 10 referências;

    ARTIGO DE REVISÃO: Sem limite de referências;

    RELATO DE EXPERIÊNCIAS: 10 referências.

  • As referências bibliográficas, no formato Vancouver seguem as normas de publicação?  

     As referências dos documentos impressos e eletrônicos devem ser normalizadas de acordo com o Estilo "Vancouver",. 

    https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

     

  • As conclusões são apresentadas sem referências?

  • Inclui contribuições sobre o tema estudado publicadas na REAS?

Diretrizes para Autores

 

 

A submissão do manuscrito deverá ser feita online, no endereço eletrônico http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer. Em caso de dificuldades, por favor, entre em contato com: rev.reas@uftm.edu.br. A publicação da Reas é em fluxo contínuo, sendo editada semestralmente, nos meses de julho e dezembro.

O preenchimento dos Metadados é obrigatório. Sem o completo preenchimento não será possível o manuscrito prosseguir para primeira etapa de avaliação.

  1. Autoria: No sistema da submissão (Metadados), apresentar os nomes completos de todos os autores (sem abreviações), ORCID, URL do lattes, instituição de origem/afiliação, cidade e estado sede da instituição de origem, país, resumo da  biografia (formação, maior titulação, endereço completo do autor responsável pela correspondência, bem como e-mail).

Atendidas as exigências de encaminhamento, o manuscrito receberá um protocolo de identificação. A seguir, o artigo passa por avaliação prévia dos Editores Associados, verificando-se o atendimento à política editorial e potencial de contribuição para a área. Atendendo a estas exigências, será encaminhado para dois consultores. No processo de avaliação, utiliza-se o sistema peer review, garantindo o sigilo quanto a identidade dos autores e consultores. Os pareceres emitidos pelos consultores passam pela Comissão Editorial que os analisa e os encaminha aos autores. Os manuscritos recusados serão imediatamente eliminados do sistema de submissão.

Para obter estas Orientações em um arquivo: 

 https://www.dropbox.com/s/0tfwljg9r1rlq0i/INSTRU%C3%87%C3%83O%20AOS%20AUTORES%20.pdf?dl=0

CATEGORIAS DE ARTIGOS

Artigo Original: resultado de investigação científica com contribuições inéditas para a Enfermagem e para a atenção à saúde das populações. Deverá ter, no máximo, 3.500 palavras excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências. Máximo de 20 referências atualizadas e pertinentes ao tema do estudo. Sua estrutura deve conter introdução, método, resultados, discussão, conclusões e referências.

Estudo Teórico: resultado de investigação com formulação discursiva sobre modelos teóricos que ofereçam sustentação para pesquisas e práticas da área de Enfermagem e para a atenção à saúde das populações, propiciando interlocução nacional e internacional sobre o tema. Limitado a 2.000 palavras, excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências e 10 referências.

Artigo de Revisão: revisão sistemática ou integrativa da literatura sobre tema de interesse para a Enfermagem e para a saúde, realizada por meio de rigorosos procedimentos metodológicos, acompanhada de análise e conclusões. Deverá ter, no máximo, 3.500 palavras excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências, e sem limite de referências.

Relato de Experiência: destinado a descrever a atuação do profissional de Enfermagem e para a atenção à saúde das populações, em casos clínicos ou estudos de casos, com apresentação da experiência, discussão, conclusões e referências. Limitado a 2.000 palavras, excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências e 10 referências.

EXIGÊNCIAS DE ENCAMINHAMENTO

  1. Condições para submissão verificadas
  2. Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos ou com animais
  3. Formulário Individual de Declarações preenchido: https://www.dropbox.com/s/njniqroj6tlyuer/Formulario_Individual_de_Declaracoes.pdf?dl=0
  4. Artigo anexado.

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.