CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DAS PESSOAS ACOMETIDAS POR PARASITOSES NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.6427

Resumo

A prevalência das doenças parasitárias no Brasil, de acordo com recente revisão sistemática, é de 46%.  As manifestações clínicas envolvem fatores relativos ao ambiente, ao parasita e ao hospedeiro. Este estudo objetiva analisar o perfil social das pessoas acometidas por doenças parasitárias no Brasil entre os anos de 2017 e 2022, por intermédio da análise da relação entre a incidência desses agravos e dos fatores socioeconômicos determinantes. Trata-se de uma revisão integrativa em que foi realizada pesquisa utilizando termos de pesquisa do MeSH nas bases de dados Lilacs, Medline e Pubmed, a partir dos descritores “parasitic diseases”, “socioeconomic conditions”, “Brazil”. Dos 173 estudos encontrados, 12 foram selecionados para compor o estudo. Os resultados incluíram primordialmente crianças, catadores de lixo, pescadores, caseiros entre outros. Evidenciou-se maior frequência de parasitoses intestinais em pessoas do sexo masculino, de menor renda, baixa escolaridade e menores de idade.

Palavras-chave: Doenças parasitárias. Condições socioeconômicas. Brasil.

Biografia do Autor

  • Lidhane Santos Coelho, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB/ Discente

    Bacharela Interdisciplinar em Saúde e graduanda em medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Teixeira de Freitas, BA- Brasil. Reside na Rua da Expansão, nº 112, bairro Bela Vista, CEP 45990151, Teixeira de Freitas, BA- Brasil.

  • Lohana Guimarães Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB/ Discente

    Bacharela Interdisciplinar em Saúde e graduanda em medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Teixeira de Freitas, BA- Brasil     

  • Michele Cristina Maia, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB/ Discente

    Enfermeira, Bacharela Interdisciplinar em Saúde, Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais Graduanda em Medicina pelo Centro de Formação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Teixeira de Freitas- BA- Brasil.

  • Yuri Martins Linhares , Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB/ Discente

    Bacharel interdisciplinar em Saúde e Graduando em Medicina pelo Centro de Formação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Teixeira de Freitas- BA- Brasil.

  • Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Universidade Federal da Bahia - UFBA/ Discente

    Graduanda em medicina pelo instituto multidisciplinar em saúde/universidade federal da Bahia, Vitória da Conquista (BA), Brasil

  • Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB/ Docente

    Professora Doutora em Ciências do Desporto e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde-NEPS da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Teixeira de Freitas (BA), Brasil.

Publicado

2024-04-04

Edição

Seção

Revisão Integrativa

Como Citar

1.
Santos Coelho L, Guimarães Souza L, Maia MC, Martins Linhares Y, Garcia de Carvalho Laguna G, Faccin Borges G. CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DAS PESSOAS ACOMETIDAS POR PARASITOSES NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 4º de abril de 2024 [citado 16º de fevereiro de 2026];13(1). Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6427