Tecnologia digital na formação permanente de profissionais de enfermagem em ambiente hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8357

Resumo

Objetivo: Propor recursos digitais que auxiliem na aprendizagem do processo formativo de uma equipe de técnicos em enfermagem e enfermeiros, analisando as interações e relevâncias na construção do conhecimento. Métodos: A pesquisa é qualitativa e utiliza o método de pesquisa participante. Para coleta de dados utilizou-se um questionário aberto e semiestruturado. Resultados: Evidenciou-se os recursos digitais como excelente ferramenta no processo de formação de profissionais da área da saúde, promovendo autonomia para testagem de saberes e compartilhamento de experiências. Foi observado que o interesse dos participantes surgiu pela motivação em aprender sobre o tema e obter experiência em recursos antes não utilizados na educação formal. Conclusão: Infere-se a dificuldade do letramento digital pelo desconhecimento das funcionalidades, entretanto os recursos digitais síncronos facilitaram o engajamento dos aprendizes.

Descritores: Educação Continuada; Sistema de Aprendizagem em Saúde; Tecnologia Digital.

Biografia do Autor

  • Fernanda Diniz Flores, Universidade Feevale. Novo Hamburgo/RS, Brasil.

    Graduada em Enfermagem e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS, Brasil.

  • Michele Barth, Universidade Feevale. Novo Hamburgo/RS, Brasil.

    Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS, Brasil.

  • Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

    Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Publicado

2025-09-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Tecnologia digital na formação permanente de profissionais de enfermagem em ambiente hospitalar. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.8357. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/8357. Acesso em: 5 dez. 2025.