ARQUIVAMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ROMANCE TENDA DOS MILAGRES, DE JORGE AMADO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v10i1.2026Resumo
A oposição entre mundos diferentes ? o da academia e da elite dominante: conhecimento científico, representado pela Faculdade de Medicina; e o do povo, dos saberes tradicionais, representado pelo Pelourinho, a “Universidade do povo” ? é tema central do romance Tenda dos milagres (1969). Nosso objetivo é apresentar uma análise da narrativa que demonstre pontos comuns com os procedimentos de arquivamento. A proposta é percebê-la como uma espécie de ficção do arquivo, não no sentido estrito, mas como esta literatura – um mosaico de gêneros, um “campo de fronteiras” – pode atuar como um arquivo, entendido no sentido foucaultiano e, no caso do romance estudado, permite recuperar uma memória cultural popular afrodescendente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/