ARQUIVAMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ROMANCE TENDA DOS MILAGRES, DE JORGE AMADO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v10i1.2026

Abstract

A oposição entre mundos diferentes ? o da academia e da elite dominante: conhecimento científico, representado pela Faculdade de Medicina; e o do povo, dos saberes tradicionais, representado pelo Pelourinho, a “Universidade do povo” ? é tema central do romance Tenda dos milagres (1969). Nosso objetivo é apresentar uma análise da narrativa que demonstre pontos comuns com os procedimentos de arquivamento. A proposta é percebê-la como uma espécie de ficção do arquivo, não no sentido estrito, mas como esta literatura – um mosaico de gêneros, um “campo de fronteiras” – pode atuar como um arquivo, entendido no sentido foucaultiano e, no caso do romance estudado, permite recuperar uma memória cultural popular afrodescendente.

Author Biographies

Gustavo Tanus, UFMG

Licenciado em Letras/português, Bacharel em Letras, e Bacharel em Edição, mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UFMG, é pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade, NEIA/FALE/UFMG.

Antonia Cristina de Alencar Pires

Doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, Mestra em Literatura Brasileira pela FALE/UFMG, Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG; é Técnica em Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG.

Published

2017-11-13

How to Cite

TANUS, G.; PIRES, A. C. de A. ARQUIVAMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ROMANCE TENDA DOS MILAGRES, DE JORGE AMADO. JOURNAL INTERTEXT, Uberaba, v. 10, n. 1, 2017. DOI: 10.18554/ri.v10i1.2026. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2026. Acesso em: 3 jul. 2024.