HUMANIZAÇÃO PELA VIA DAS LITERATURAS DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v13i2.4756Palavras-chave:
Possibilidades, Funções, Texto literário, Literatura.Resumo
Esse artigo busca pensar sobre as várias possibilidades de utilização dos textos literários no ensino escolar: enquanto artefato artístico para fruição estética, como objeto semiótico de significação daquilo que nos cerca, como base para o ensino gramatical, como forma de valorização de grupos estereotipados em nossa sociedade, entre outras funções. Nossa análise para este texto foi qualitativa e de cunho bibliográfico nas áreas da literatura, da educação, da antropologia e com alguns documentos oficiais. Os resultados mostram que textos literários, principalmente aqueles das literaturas de resistência, podem funcionar sob vários aspectos, enriquecendo suas possibilidades como objetos de valorização da diferença e meios humanizadores nas escolas.
Referências
AZEVEDO, Nair Correia Salgado; BETTI, Mauro. Escola de tempo integral e ludicidade: os pontos de vista de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. V. 95, n. 240, p. 255-275, maio/ago. 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação e Cultura. Atualizada até 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 07 jan., 2020.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Volume 2. Ensino de primeira à quarta série. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf Acesso em: 02 jan., 2020.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Revista Ciência e Cultura, Campinas, n. 24, v. 9, p. 803-809, set. 1972.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004, pág. 169-191.
CINTRA, Anna Maria Marques, PASSARELLI, Lílian Chiuro. Funções sociais da leitura. Leitura e produção de textos. São Paulo. SP. 2011.
COLOMER, Tereza. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
CURY, Lucilene. Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores. Comunicação & Educação. Ano XVII, n. 1, pág. 39-47, jan/jun 2012.
FIOROTTI, Devair; MANDAGARÁ, Pedro. Contemporaneidades ameríndias: diante da voz e da letra. Estudos de literatura brasileira contemporânea. UnB, n. 53, jan./abr. 2018, pág. 13-21.
FONSECA, Maria Nazareth Soares. Literatura negra, literatura afro-brasileira: como responder à polêmica? Literatura Afro-Brasileira. Souza, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (org.). Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/Brasil/ceao-ufba/20170829041615/pdf_257.pdf Acesso em: 20 dez., 2019.
FREIRE, Paulo. Ensinar, aprendendo. O Comunitário. Publicação da Escola Comunitária de Campinas. Edição 38, ano VI, Março de 1994, pág. 5-9. Disonível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3010/3/FPF_OPF_01_0009.pdf Acesso em; 15 dez., 2019.
GELL, Albert. Art and Agency. An anthropological theory. Oxford: Clarendon Press, 1998.
HALL, Stuart. Old and new identities, old and new ethnicities. Culture, globalization and the world-system. University of Minnesota Press, 1997.
HATOUM, Milton. A cidade ilhada: contos. 1a ed., São Pulo: Companhia de Bolso, 2014.
KALOUSTIAN, Silvio Manoug. Família Brasileira, a Base de Tudo. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNICEF, 1988.
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2009.
MARÍN, José. Globalización, educación y diversidad cultural. Revista Perspectiva. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, ISSN 0102-5473, v.20, n.02, p.377-403, jul./dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10389/9979 Acesso em 02 dez., 2019.
MORIN, Edgar. Edgar Morin, o arquiteto do pensamento. Entrevista a Miguel Pereira. ALCEU. V.2, n.3, pág. 5-14, jul./dez. 2001. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu_n3_MiguelPereira.pdf Acesso em: 02 dez., 2019.
MUNDURUKU, Daniel. Literatura indígena e o tênue fio entre escrita e oralidade. Overmundo. 2008. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/imprime_overblog/literatura-indigena . Acesso em: 13 dez., 2018.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
PIGNATARI, Décio. Informação Linguagem Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.
Quilombolas do Tocantins: Palavras e olhares. Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Núcleo de Defensoria Pública Agrária. Palmas, 2016, vários autores. Disponível em: https://static.defensoria.to.def.br/postify-media/uploads/post/file/20751/E-book_quilombola_27x20cm.pdf Acesso em 14 dez., 2019.
RICO, Santiago Alba; LIRIA, Carlos Fernández. El naufragio del hombre. Hondarribia, Espanha: Editorial Hiru, 2010.
ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs). Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2002.
Publicado
Versões
- 2021-01-31 (2)
- 2021-01-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/