O PODER ARGUMENTATIVO DE ORIBELA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v11i01.2959Resumo
O presente texto pretende discutir como o ponto de vista argumentativo de Oribela, personagem narradora da obra Desmundo (1996), de Ana Miranda, é constituído e quais são suas implicações para o texto literário e suas reverberações fora da arte. Pretende-se compreender como essa construção discursiva influencia a percepção global do fato histórico tratado na obra, que coloca em evidência o pensamento de uma mulher, que questiona o poderio patriarcal masculino, determinado pela Coroa Portuguesa. Logo, o trabalho pretende trazer para a discussão uma nova forma de olhar para o período colonial, colocando em destaque a denúncia da forma desumana com que mulheres eram tratadas por serem mulheres, portanto, um ser considerado inferior. Interessa discutir como esse fato histórico ganha novas dimensões a partir da mudança da perspectiva narrativa, desconstruindo o discurso hegemônico predominante. Essas reflexões serão feitas com base nos estudos enunciativos trabalhados por Bertrand (2014) e Fiorin (2013), correlacionados com a metaficção historiográfica de Hutcheon (1991) e questões que transcendem o literário, como a filosofia de Beauvoir (2016).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/