O TEXTO LITERÁRIO NO VIÉS LÚDICO: UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO EM "O GATO PRETO" DE EDGAR ALLAN POE

Autores

  • Ivonete Soares Nink Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Universidade Federal do Acre (UFAC)

Resumo

Neste artigo visa-se discorrer sobre a leitura, quais as concepções que se têm elencado sobre o tema, como os alunos realizam esta atividade e qual a função da escola e do docente nesse processo. Será ressaltada a importância da leitura do texto literário e a necessidade de dissociar o sentido literal das palavras para entender a linguagem literária. O objetivo é apresentar uma proposta de atividades lúdicas, elaboradas a partir da leitura adaptada do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, um material pedagógico que auxilie docentes, pais ou responsáveis que buscam aliar leitura e diversão. No aporte teórico, foi possível constatar como a leitura, associada ao prazer estético, pode fazer diferença para o alcance do letramento literário. Por fim, enquanto o aluno desenvolve as atividades lúdicas ele, nem sempre, percebe o ato da leitura envolvido, para alguns o que seria uma tarefa desanimadora torna-se um entretenimento. Geralmente, faz-se a leitura e a interpretação proposta sem grandes dificuldades ou desânimos.

Biografia do Autor

  • Ivonete Soares Nink , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Estudos de Linguagens (UFMS). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior por Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR), graduada em Letras - Português e Inglês por Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Professora efetiva do estado de Rondônia para a área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, Letramentos, com ênfase em Literatura de indígenas, Leitura Lúdica, Formação de Leitores e Produção Textual. Estuda a questão indígena na perspectiva decolonial, especialmente as práticas docentes decoloniais que envolvem o trabalho com as literaturas produzidas por indígenas. Faz parte do projeto Políticas linguísticas para línguas minoritárias em Mato Grosso do Sul: Diversidade linguística, Direitos linguísticos e Ensino de línguas. Pertence ao grupo de pesquisa PNL - Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo III, do(a) Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação - (Geple-CNPq/UFMS) sob coordenação da Profa Dra Daniela Kanashiro e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas (socio)linguísticas, Decolonialidade e Ensino de Línguas - Coletivo POSLIDEN sob coordenação da Profa Dra Patrícia Graciela da Rocha - na UFMS

  • Gisela Maria de Lima Braga Penha, Universidade Federal do Acre (UFAC)

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 ) e Pós-doutorado pela UNESP/Assis. É membro do Grupo de pesquisa: historiografia, cânone e ensino (UnB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura portuguesa e teoria da literatura. É pesquisadora do CNPQ e líder do Grupo de pesquisa NELL - Núcleo de estudos linguísticos e literários, onde desenvolve a linha de pesquisa Teorias da linguagem e ensino. É professora da UFAC (Universidade Federal do Acre) de Teoria da literatura e literaturas de língua portuguesa. Atua, também, como Coordenadora da área de Língua portuguesa/ Leitura literária do programa Residência Pedagógica da CAPES. É professora permanente do PROFLETRAS - Mestrado profissional em Letras da UFAC.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

O TEXTO LITERÁRIO NO VIÉS LÚDICO: UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO EM "O GATO PRETO" DE EDGAR ALLAN POE. Revista InterteXto, Uberaba, v. 17, n. 00, 2025. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5922. Acesso em: 15 maio. 2025.