PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v6i1.617Resumo
RESUMO: O presente texto relata algumas das análises e reflexões decorrentes de um estudo sobre o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. Esse estudo teve como objetivos investigar os processos de como ocorre o ensino do prenome em turmas de crianças de dois anos de idade visando compreender os processos pedagógicos desenvolvidos pelas educadoras e os resultados decorrentes. O estudo buscou dar respostas a duas questões básicas. A primeira, como é feita a introdução ao ensino do prenome na educação infantil da rede municipal de ensino e a segunda, quais as ideações das crianças relacionadas a esses saberes. Para responder a estas questões e alcançar os objetivos propostos, foram estudados três grupos de colaboradores, sendo cada um deles constituído por uma professora e quinze alunos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevista junto ao serviço de supervisão pedagógica da rede municipal e a observação direta do trabalho educativo realizado. Os fundamentos teóricos desta pesquisa se basearam nas mais influentes teorias sobre o desenvolvimento infantil: a psicanalítica, a de aprendizagem, a cognitiva, a contextual e a evolutiva sociológica. Os resultados do estudo indicaram que dentre outros aspectos, o lúdico, a alegria e a qualidade da interação professor-alunos parecem influenciar decisivamente o aprendizado infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Prática Pedagógica; Desenvolvimento da Linguagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/