PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS LETRAS

Autores

  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso Universidade Federal de Uberlândia/MG.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v6i1.617

Resumo

RESUMO: O presente texto relata algumas das análises e reflexões decorrentes de um estudo sobre o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. Esse estudo teve como objetivos investigar os processos de como ocorre o ensino do prenome em turmas de crianças de dois anos de idade visando compreender os processos pedagógicos desenvolvidos pelas educadoras e os resultados decorrentes. O estudo buscou dar respostas a duas questões básicas. A primeira, como é feita a introdução ao ensino do prenome na educação infantil da rede municipal de ensino e a segunda, quais as ideações das crianças relacionadas a esses saberes. Para responder a estas questões e alcançar os objetivos propostos, foram estudados três grupos de colaboradores, sendo cada um deles constituído por uma professora e quinze alunos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevista junto ao serviço de supervisão pedagógica da rede municipal e a observação direta do trabalho educativo realizado. Os fundamentos teóricos desta pesquisa se basearam nas mais influentes teorias sobre o desenvolvimento infantil: a psicanalítica, a de aprendizagem, a cognitiva, a contextual e a evolutiva sociológica. Os resultados do estudo indicaram que dentre outros aspectos, o lúdico, a alegria e a qualidade da interação professor-alunos parecem influenciar decisivamente o aprendizado infantil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Prática Pedagógica; Desenvolvimento da Linguagem.

 

Biografia do Autor

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Mestranda Mestrado Profissional em Tecnologias, comunicação e Educação.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

DE OLIVEIRA, G. S.; CARDOSO, M. R. G. PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS LETRAS. Revista InterteXto, Uberaba, v. 6, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/ri.v6i1.617. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/617. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS