Para além do texto escolar: o ensino da procuração e a autonomia de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v19i00.8762Abstract
Resumo: O presente estudo aborda a relevância da ampliação do repertório de gêneros textuais no ensino escolar. A prática pedagógica, ao se restringir a gêneros tradicionais como contos e poemas, de certa forma, não permite que os alunos estejam preparados para a diversidade textual encontrada na sociedade contemporânea. A pesquisa se fundamenta em teóricos como Mikhail Bakhtin, que entende os gêneros como formas de enunciados socialmente estáveis, e Luiz Antônio Marcuschi, que os vê como ações sociais em constante mutação, além de outros (a). A partir desse entendimento teórico, busca-se, também, analisar as habilidades do Ensino Médio propostas nos documentos oficiais e nos livros didáticos, visto que ainda assim persistem desafios entre teoria e prática. Um exemplo disso é a confusão a respeito da terminologia entre texto e discurso. A proposta central do trabalho é, então, expandir o olhar para gêneros não canônicos, como a procuração (gênero jurídico-administrativo), para demonstrar a importância de os alunos reconhecerem a funcionalidade de textos pouco explorados. Portanto, tem como objetivo capacitar os estudantes a entenderem a utilidade desse gênero na vida adulta, consolidando um aprendizado prático e significativo.
Palavras-chave: canonicidade; desafios; procuração; diversidade; funcionalidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

