Para além do texto escolar: o ensino da procuração e a autonomia de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v19i00.8762

Resumo

Resumo: O presente estudo aborda a relevância da ampliação do repertório de gêneros textuais no ensino escolar. A prática pedagógica, ao se restringir a gêneros tradicionais como contos e poemas, de certa forma, não permite que os alunos estejam preparados para a diversidade textual encontrada na sociedade contemporânea. A pesquisa se fundamenta em teóricos como Mikhail Bakhtin, que entende os gêneros como formas de enunciados socialmente estáveis, e Luiz Antônio Marcuschi, que os vê como ações sociais em constante mutação, além de outros (a). A partir desse entendimento teórico, busca-se, também, analisar as habilidades do Ensino Médio propostas nos documentos oficiais e nos livros didáticos, visto que ainda assim persistem desafios entre teoria e prática. Um exemplo disso é a confusão a respeito da terminologia entre texto e discurso. A proposta central do trabalho é, então, expandir o olhar para gêneros não canônicos, como a procuração (gênero jurídico-administrativo), para demonstrar a importância de os alunos reconhecerem a funcionalidade de textos pouco explorados. Portanto, tem como objetivo capacitar os estudantes a entenderem a utilidade desse gênero na vida adulta, consolidando um aprendizado prático e significativo.

Palavras-chave: canonicidade; desafios; procuração; diversidade; funcionalidade.

Biografia do Autor

  • Maria Cecília Mahmed Resende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Maria Cecília Mahmed Resende é mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Letras (Português/Espanhol) pela mesma instituição (2015), possui pós-graduações lato sensu em Educação Especial e Inclusiva e em Gestão (2024). Atualmente, é docente efetiva das redes municipal e estadual de ensino e graduanda em Pedagogia pela UFTM. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com interesse na funcionalidade de gêneros textuais não canônicos. Sua pesquisa de mestrado concentra-se em intervenções pedagógicas mediadas por jogos para o ensino de regras de acentuação gráfica, buscando estratégias inovadoras para o ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2026-01-30

Como Citar

MAHMED RESENDE, Maria Cecília. Para além do texto escolar: o ensino da procuração e a autonomia de jovens e adultos. Revista InterteXto, Uberaba, v. 19, n. Especial, 2026. DOI: 10.18554/it.v19i00.8762. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8762. Acesso em: 15 fev. 2026.