O COTIDIANO ESCOLAR E A CULTURA DIGITAL: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL E SUAS RELAÇÕES COM OS SUJEITOS DA ESCOLA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Autores

  • Aurélio Alberto Richiteli

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1561

Resumo

A temática das políticas públicas voltadas para a inclusão digital e a formação de professores para o uso das tecnologias digitais, são temas que suscitam reflexões com relação à maneira como os docentes tem participado e reagido a esses programas de inclusão. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a relação entre formação do professor e o uso de tecnologias na educação como ferramenta que possibilita a aprendizagem dos alunos. Para alcançar este propósito, utilizaremos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, partindo da abordagem teórica com a análise documental dos programas educacionais de inclusão digital e de entrevistas realizadas com professores da rede pública de ensino. Como arcabouços teóricos fundamentais utilizaremos os estudos de autores como José Moran, Maria Elizabete Bianconcini, Pierre Lévy, Pedro Demo, dentre outros autores. Os resultados parciais apontam que há uma deficiência na forma de elaborar programas de formação de professores pelas políticas públicas de inclusão digital.

Biografia do Autor

Aurélio Alberto Richiteli

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Atualmente mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, Minas Gerais. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, (FAPEMIG). Tem experiência na área de educação, tecnologias de Informação e Comunicação TICs na educação e sua interferência no Ensino-aprendizagem do professor e aluno. Atua no âmbito do ensino de geografia.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

RICHITELI, A. A. O COTIDIANO ESCOLAR E A CULTURA DIGITAL: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL E SUAS RELAÇÕES COM OS SUJEITOS DA ESCOLA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1561. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1561. Acesso em: 25 abr. 2024.