DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Nísia Maria Teresa Salles
  • Raquel Almeida Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Raquel Almeida Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiano de Cristo da Fonseca e Salles
  • Fabiano de Cristo da Fonseca e Salles

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1575

Resumo

Este artigo descreve um estudo sobre a  importância e as possibilidades de se discutir no âmbito dos Institutos Federais, um programa de formação continuada que contemple as necessidades apresentadas pelos professores no exercício da profissão docente, para visualizar como os docentes que atuam na educação profissional e tecnológica aprendem a ensinar e quais são os saberes necessários ao exercício da docência. Partindo de alguns questionamentos: quais são os saberes que os docentes consideram fundamentais para a sua prática em sala de aula? Como adquirem esses saberes sobre o processo de ensinar? Que saberes subsidiam sua prática pedagógica e se constroem em sua trajetória? Buscam-se por meio da análise bibliográfica de autores alguns resultados que poderão constituir-se em elementos importantes para a compreensão do trabalho docente nos Institutos Federais, no contexto da nova institucionalidade decorrente do atual processo de expansão de Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil.

Biografia do Autor

Nísia Maria Teresa Salles

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2005). Concluiu a Pós-graduação em Pedagogia Empresarial pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (2009) e Especialização em Docência na Diversidade para a Educação Básica - Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Pedagogia.

Raquel Almeida Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Coordenadora de Orientação Educacional e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Câmpus Uberlândia.

Raquel Almeida Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Coordenadora de Orientação Educacional e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Câmpus Uberlândia.

Fabiano de Cristo da Fonseca e Salles

Atuando como Professor na área de Sistemas de Informação, graduado em Sistemas de informaçäo pela Faculdade Politécnica de Uberlândia (2003) e especialista em Negócios Financeiros pela PUC/Rio. Também atua como Assistente de Negócios no Banco do Brasil S/A - Ag. Empresarial Triângulo no segmento Empresarial (middle) e Corporativo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação

Fabiano de Cristo da Fonseca e Salles

Atuando como Professor na área de Sistemas de Informação, graduado em Sistemas de informaçäo pela Faculdade Politécnica de Uberlândia (2003) e especialista em Negócios Financeiros pela PUC/Rio. Também atua como Assistente de Negócios no Banco do Brasil S/A - Ag. Empresarial Triângulo no segmento Empresarial (middle) e Corporativo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

SALLES, N. M. T.; COSTA, R. A.; COSTA, R. A.; E SALLES, F. de C. da F.; E SALLES, F. de C. da F. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1575. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1575. Acesso em: 23 dez. 2024.