DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1575Resumo
Este artigo descreve um estudo sobre a importância e as possibilidades de se discutir no âmbito dos Institutos Federais, um programa de formação continuada que contemple as necessidades apresentadas pelos professores no exercício da profissão docente, para visualizar como os docentes que atuam na educação profissional e tecnológica aprendem a ensinar e quais são os saberes necessários ao exercício da docência. Partindo de alguns questionamentos: quais são os saberes que os docentes consideram fundamentais para a sua prática em sala de aula? Como adquirem esses saberes sobre o processo de ensinar? Que saberes subsidiam sua prática pedagógica e se constroem em sua trajetória? Buscam-se por meio da análise bibliográfica de autores alguns resultados que poderão constituir-se em elementos importantes para a compreensão do trabalho docente nos Institutos Federais, no contexto da nova institucionalidade decorrente do atual processo de expansão de Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil.
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