PAPO CABEÇA: UMA OPORTUNIDADE, NO ENSINO SUPERIOR, DE REFLETIR SOBRE A VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1599Resumo
Este ensaio constitui-se no relato de um projeto realizado em uma universidade particular, como uma das ações de um programa de atendimento ao estudante. O projeto constituiu-se de uma série de palestras, intituladas Papo Cabeça, que teve como objetivo possibilitar ao aluno pensar sobre si mesmo, sobre o outro, sobre a sociedade, sobre a vida, especialmente sobre o momento que está vivendo no universo acadêmico e suas ações pessoais e profissionais. Assuntos como, por exemplo, juventude, conhecimento, fraternidade, honestidade foram tematizados por meio de abordagens mais leves, num clima informal, sem a pressão de aprender para ser avaliado. A forma de abordar os temas e a articulação feita entre eles trouxeram a possibilidade dos alunos perceberem o que muitas vezes está naturalizado no dia a dia. Os discentes analisaram fatos do cotidiano, ações, valores, identificando as variáveis envolvidas, as relações entre elas, principalmente, abordando a relação de causa e consequência. Isso oportunizou que refletissem sobre seus próprios valores, seus ideais, suas condutas e suas perspectivas. Constatamos que a universidade deve, cada vez mais, proporcionar momentos de discussão em que os alunos sejam convidados a participar, a refletir e dialogar acerca de problemas da contemporaneidade, com a mediação qualificada de educadores.
Palavras-chave: universidade, atitude, vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.