PAPO CABEÇA: UMA OPORTUNIDADE, NO ENSINO SUPERIOR, DE REFLETIR SOBRE A VIDA

Autores

  • Márcia Regina Pires Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1599

Resumo

Este ensaio constitui-se no relato de um projeto realizado em uma universidade particular, como uma das ações de um programa de atendimento ao estudante. O projeto constituiu-se de uma série de palestras, intituladas Papo Cabeça, que teve como objetivo possibilitar ao aluno pensar sobre si mesmo, sobre o outro, sobre a sociedade, sobre a vida, especialmente sobre o momento que está vivendo no universo acadêmico e suas ações pessoais e profissionais. Assuntos como, por exemplo, juventude, conhecimento, fraternidade, honestidade foram tematizados por meio de abordagens mais leves, num clima informal, sem a pressão de aprender para ser avaliado.  A forma de abordar os temas e a articulação feita entre eles trouxeram a possibilidade dos alunos perceberem o que muitas vezes está naturalizado no dia a dia. Os discentes analisaram fatos do cotidiano, ações, valores, identificando as variáveis envolvidas, as relações entre elas, principalmente, abordando a relação de causa e consequência. Isso oportunizou que refletissem sobre seus próprios valores, seus ideais, suas condutas e suas perspectivas.  Constatamos que a universidade deve, cada vez mais, proporcionar momentos de discussão em que os alunos sejam convidados a participar, a refletir e dialogar acerca de problemas da contemporaneidade, com a mediação qualificada de educadores.

 

Palavras-chave: universidade, atitude, vida.

Biografia do Autor

Márcia Regina Pires, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestranda em Educação (UFTM), MBA em Administração e Gestão do Conhecimento (UNINTER); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (Faculdade Minas SENAC), em Formação de Professores em EAD (UFPR) e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna (UNIUBE). Graduada em Processamento de Dados e Licenciada em Letras (UNIUBE). Professora do curso de Letras e integrante da equipe de Produção de Materiais Didáticos desta universidade. Membro do grupo de estudos e pesquisas sobre Formação Ètica do Professor (FEP - UFTM).

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

PIRES, M. R. PAPO CABEÇA: UMA OPORTUNIDADE, NO ENSINO SUPERIOR, DE REFLETIR SOBRE A VIDA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1599. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1599. Acesso em: 24 abr. 2024.