FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1610Resumo
O estudo objetivou investigar ações docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental na inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial na classe comum. A inclusão escolar, um grande projeto internacional e nacional ainda em construção, tem solicitado a organização de ambientes educacionais adequados à aprendizagem escolar, no ensino regular, de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevista semiestruturada com catorze professores de três escolas públicas estaduais, localizadas em Pouso Alegre- MG. Os resultados indicaram, por um lado, que algumas ações docentes ainda refletem o processo de exclusão historicamente construído; por outro, evidenciaram práticas em reconstrução que têm em perspectiva os alunos, como sujeitos deste processo, em suas características e potencialidades. As mudanças necessárias têm em vista atender a atual solicitação feita à escola como partícipe da construção de uma sociedade e educação com mais equidade. Neste processo, a formação profissional continuada é indicada como ferramenta fundamental.
Palavras-chave: formação. saberes docentes. prática pedagógica. educação inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.