FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Maria Inês de Almeida Pelegrini
  • Carla Helena Fernandes Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1610

Resumo

O estudo objetivou investigar ações docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental na inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial na classe comum. A inclusão escolar, um grande projeto internacional e nacional ainda em construção, tem solicitado a organização de ambientes educacionais adequados à aprendizagem escolar, no ensino regular, de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevista semiestruturada com catorze professores de três escolas públicas estaduais, localizadas em Pouso Alegre- MG. Os resultados indicaram, por um lado, que algumas ações docentes ainda refletem o processo de exclusão historicamente construído; por outro, evidenciaram práticas em reconstrução que têm em perspectiva os alunos, como sujeitos deste processo, em suas características e potencialidades. As mudanças necessárias têm em vista atender a atual solicitação feita à escola como partícipe da construção de uma sociedade e educação com mais equidade. Neste processo, a formação profissional continuada é indicada como ferramenta fundamental.

 

Palavras-chave: formação. saberes docentes. prática pedagógica. educação inclusiva.

Biografia do Autor

Maria Inês de Almeida Pelegrini

Graduacao em Pedagogia pelo Instituto Superior de Pesquisa de Ituiutaba, Especializacao em Psicopedagogia pelo Centro Universitario Assuncao, Inspecao Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas e Mestrado em Educacao pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVAS (2014) Pesquisa volta ao estudo e investigacao da formacao de professores, das concepcoes e praticas pedagogicas e da Educacao Especial/inclusao escolar.

Carla Helena Fernandes, Universidade do Vale do Sapucaí

Possui graduação em Pedagogia pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Como pesquisadora, se volta ao estudo e investigação da formação continuada de professores, das concepções e práticas pedagógicas e da Educação Especial/inclusão escolar. É professora do Mestrado em Educação da UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre - MG. Participa como pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), da Univás, e do GREEFA - Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade, da Unesp - Rio Claro.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

PELEGRINI, M. I. de A.; FERNANDES, C. H. FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1610. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1610. Acesso em: 29 mar. 2024.