O SENTIDO DE CORPO NOS DISCURSOS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marina Melo Cintra Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Natalia Papacidero Magrin Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1611

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi de analisar o sentido de corpo/corporeidade nos discursos de docentes do ensino superior das áreas de Educação Física, Pedagogia e Ciências Biológicas. Participaram da pesquisa cinco docentes de cada área do conhecimento. A pesquisa foi realizada na Universidade de Franca – SP. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário contendo a pergunta “o que é corpo para você?”. A análise dos dados foi feita de acordo com a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Nos resultados encontramos a prevalência (26,66% dos docentes) da definição de  corpo como um conjunto de órgãos e tecidos, caracterizando a presença do modelo cartesiano em seus discursos. No entanto notamos que dois sujeitos já definem o corpo como corporeidade e um ser unificado, indo de encontro às reflexões fenomenológicas aqui expostas.

 

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

CINTRA, M. M.; MAGRIN, N. P.; MOREIRA, W. W. O SENTIDO DE CORPO NOS DISCURSOS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1611. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1611. Acesso em: 24 abr. 2024.