O CORPO NA ESCOLA: QUAL O SEU PAPEL?
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1870Resumo
Pretendemos neste artigo desvelar aspectos relacionados aos significados do corpo ao longo da história da humanidade, bem como a importância da corporeidade e da motricidade no processo educativo partindo de alguns questionamentos: Como era a visão de corpo nos séculos passados? Como é na atualidade? A prática educativa na escola hoje confere quais significados ao corpo? Estes estão permeados pelos valores da concepção de objeto ou de sujeito? Como poderemos dar um novo valor ao corpo na prática educativa tendo como foco a corporeidade e a motricidade? Qual a definição que encontramos dos termos corpo/corporeidade e movimento / motricidade? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando autores como Moreira (1995), Simões (1998), Sérgio (2003), Nobrega (2010), Santin (2011) dentre outros estudiosos da área da corporeidade e motricidade.Downloads
Publicado
2016-12-06
Como Citar
ARAUJO RIOS, F. T.; MOREIRA, W. W. O CORPO NA ESCOLA: QUAL O SEU PAPEL?. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1870. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1870. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.