A experiência de mestrandos no campo da pesquisa educacional e os saberes em torno da construção de seu objeto de estudo
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2102Resumo
Discutimos a relação de mestrandos na área da Educação com a atividade de pesquisa, tendo como recorte o processo de construção de seus objetos de estudo. A teoria da Relação com Saber de Charlot (2000) foi usada como fundamentação para análise dos dados. Fizemos o registro de entrevistas semiestruturadas com 12 (doze) alunos dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 2 (dois) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), situados, respectivamente, nos campi do Benfica e do Itaperi, em Fortaleza – CE. A análise das entrevistas mostrou que, para os mestrandos recém-ingressos no curso de pós- graduação, a construção do objeto de estudo está pautada na coerência e na viabilidade entre as orientações teóricas e metodológicas da investigação pretendida, assim como nas experiências pedagógicas cotidianas e no desejo do pesquisador em relação a um determinado tema de seu interesse.
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