Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo Universidade do Estado de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais
  • Célia Maria Fernandes Nunes UFOP
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo UFOP

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2546

Resumo

O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.

PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia. Egressos. Avaliação.

Biografia do Autor

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2015), é Pós-Graduada (Especialista) em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial (2005) e Gestão Contemporânea da Educação Escolar (2007) pelo CEPEMG e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2012) pelo IST / SOCIESC. Possui graduação, Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela UFOP (2010). Cursou o Ensino Normal (Magistério de 1° Grau) e também é habilitada para o exercício de Secretário de Escola. Dentre suas ocupações destaca-se o assessoramento à Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / Secretaria de Estado de Educação (SRE-OP/SEE) de Minas Gerais (2003-2008). Lecionou no Curso de Formação de Professores, Ensino Normal, na Escola Estadual Intendente Câmara e no Curso de Pedagogia na UFOP. Atualmente, é professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lotada no Departamento de Administração Educacional e também trabalha no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua como Secretária do Centro de Extensão e desenvolve um projeto extensionista voltado para a formação de pedagogos e licenciandos de Pedagogia e uma pesquisa que investiga o perfil e as percepções do público espontâneo que visita o MHNJB. Integra o Conselho Diretor do MHNJB/UFMG (2015-[...]); é pesquisadora colaboradora na pesquisa que investiga os egressos do curso de Pedagogia da UFOP; membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) do Departamento de Educação da UFOP; membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Atuou como Secretária do FOPROFI (2016-2017). Temas de interesse: Formação de Professores e Pedagogos, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos e Educação em Museus.

Célia Maria Fernandes Nunes, UFOP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto atuando na Graduação e Pós- Graduação. E vice Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) . Tem experiência na área de Educação desenvolvendo tanto atividades administrativas no ensino superior como atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas e temas: formação inicial e continuada de professores , profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos , avaliação, política e gestão educacional.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, UFOP

Professora, possui Pós-doutoramento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (1979). Professora titular - Adjunto IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora de Didática e Prática de Ensino em outras IES, Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário Metodista, IPA-RS e diretora da Educação Básica em colégios da Rede Metodista de Educação em Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas. Na docência e na pesquisa atua principalmente com os seguintes temas: formação de professores - políticas públicas - educação de jovens e adultos - socialização e alfabetização econômica.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.1994.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2006 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>.

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP. 1999.

CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora. 2011.

GATTI, B. A. (Coord.); BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2013.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (orgs.) Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, DPE. Disponível em: < https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=Forma%C3%A7%C3%A3o

+de+professores+para+o+Ensino+Fundamental:+estudo+de+curr%C3%ADculos+das+licenciaturas+em+Pedagogia,+L%C3%ADngua+Portuguesa,+Matem%C3%A1tica+e+Ci%C3%AAncias+Biol%C3%B3gicas>.

LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. Recuperado de http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/630.

LORDELO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. M. (orgs.) Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012.

LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. de A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. R. Contab. Fin. – USP, São Paulo, n. 37, p. 73-84, Jan./Abr.2005.

LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2012. cap. 2, p. 27-54.

MARIN, A. J. O curso de Pedagogia em foco: fragilidades constantes e urgências da formação. In: Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XVII, 2014, Fortaleza. Disponível em: <http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/>. Acesso em: 24 jan. 2015.

MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Trajetória de egressos da Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: uma ferramenta para avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, p. 257-288, mar. 2012.

PAUL, Jean-Jacques. (2015). Acompanhamento de egressos do Ensino Superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH. Salvador, v. 26, nº 74, p. 309-320, Mai-Ago.

PIMENTA, S. G. A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. In: Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XVII, 2014, Fortaleza. Disponível em: http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/>. Acesso em: 24 jan. 2015.

SENKEVICS, A. S. Cor ou raça nas instituições federais de ensino superior: explorando propostas para o monitoramento da Lei de Cotas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/do

cument/id/689605>. Acesso em 30 abr. 2017.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez. 2007

VARGAS, M. de L. F. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-AA2H3A>. Acesso em 15 fev. 2017.

VIEIRA, J. de A. Qualidade da formação inicial de pedagogos: indicadores na visão de egressos. 2010. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2010. Disponível em: < http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2803/1/000430601-Texto%2BCompleto-0.pdf>. Acesso em 14 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 74–86, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2546. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2546. Acesso em: 28 mar. 2024.