Ensino de Filosofia em Campinas - SP: percepções de docentes e discentes e descompasso entre a ética aristotélica e o agir no ambiente escolar

Autores

  • Agnaldo Ronie Pezarini Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0002-2918-0952

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2549

Resumo

Este artigo tem como objeto de investigação o ensino de filosofia no município de Campinas, Estado de São Paulo. A singularidade deste manuscrito diz respeito à pesquisa empírica, realizada com estudantes e professores. O problema do artigo consiste na pergunta: qual é a percepção de docentes e discentes da Diretoria de ensino Campinas Leste acerca da ética aristotélica? Quanto aos procedimentos metodológicos foi utilizada a revisão bibliográfica além da pesquisa empírica. Quanto aos resultados obtidos, afirma-se que o ensino de filosofia nas unidades escolares em questão é visto como salutar no processo de formação dos cidadãos e a ética aristotélica faz parte da proposta curricular e é vivenciada pelos estudantes, no entanto e paradoxalmente, observaram-se ações contraditórias entre estudantes no que diz respeito a virtudes aristotélicas investigadas, a amizade, a justiça e a liberdade, demonstrando descompasso entre o pensamento aristotélico e a vivência no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Agnaldo Ronie Pezarini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação. Membro do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas). Professor efetivo de Biologia e Ciências da rede Estadual do Estado de São Paulo.

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), Faculdade de Direito e Faculdade de Educação. Líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas) e membro do grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas). Doutor em Filosofia da Educação (Unicamp, 2009), Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela PUC Campinas. Orienta teses e dissertações. Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015), Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014), Avaliador ad hoc do GT 17 - Filosofia da Educação (ANPEd 2012-2013), Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). É Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación.

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

PEZARINI, A. R.; MENDONÇA, S. Ensino de Filosofia em Campinas - SP: percepções de docentes e discentes e descompasso entre a ética aristotélica e o agir no ambiente escolar. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 4–25, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2549. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2549. Acesso em: 5 nov. 2024.