Histórias de formadores de formadores - memórias e reflexões sobre a educação

Autores

  • Ivana Guimarães Lodi UNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxá.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2574

Resumo

Vidas e práticas de professores configuram-se em uma das principais temáticas das análises contemporâneas sobre o profissional da educação e investigar histórias de vida de professores formadores de formadores, constitui-se em um rico instrumento de análise. Aquilo que nos tornamos é fruto de um processo temporal marcado pela construção permanente e pela sedimentação do saber profissional. A intenção deste trabalho foi investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, de alguns profissionais formadores de formadores dentro do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG).  Para o desenvolvimento desta proposta, fizemos opção pela metodologia de história oral de vida. Foram entrevistados 10 professores, em entrevistas com questões semi-estruturadas, sendo os resultados analisadas de acordo com as seguintes categorias: Formação e cotidiano escolar; influências marcantes na formação da identidade; influências da formação na prática escolar; Desafios e perspectivas no exercício profissional. Através das narrativas que foram colhidas nesta pesquisa, foi possível recuperar e analisar alguns desses elementos constitutivos das identidades docentes, com o objetivo de não só registrar, mas analisar as diversas influências que os foram constituindo e instituindo, enquanto professores formadores de formadores.

Palavras chave: História de Vida; Educação Superior; Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

GUIMARÃES LODI, I. Histórias de formadores de formadores - memórias e reflexões sobre a educação. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 3–19, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2574. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2574. Acesso em: 5 nov. 2024.