Histórias de formadores de formadores - memórias e reflexões sobre a educação
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2574Resumo
Vidas e práticas de professores configuram-se em uma das principais temáticas das análises contemporâneas sobre o profissional da educação e investigar histórias de vida de professores formadores de formadores, constitui-se em um rico instrumento de análise. Aquilo que nos tornamos é fruto de um processo temporal marcado pela construção permanente e pela sedimentação do saber profissional. A intenção deste trabalho foi investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, de alguns profissionais formadores de formadores dentro do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG). Para o desenvolvimento desta proposta, fizemos opção pela metodologia de história oral de vida. Foram entrevistados 10 professores, em entrevistas com questões semi-estruturadas, sendo os resultados analisadas de acordo com as seguintes categorias: Formação e cotidiano escolar; influências marcantes na formação da identidade; influências da formação na prática escolar; Desafios e perspectivas no exercício profissional. Através das narrativas que foram colhidas nesta pesquisa, foi possível recuperar e analisar alguns desses elementos constitutivos das identidades docentes, com o objetivo de não só registrar, mas analisar as diversas influências que os foram constituindo e instituindo, enquanto professores formadores de formadores.
Palavras chave: História de Vida; Educação Superior; Práticas Pedagógicas.
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