Relatando a experiência do uso do cinema nas ações de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2582Resumo
Este artigo apresenta a experiência de pensar a extensão universitária por meio do uso da tecnologia com vistas à construção de uma perspectiva coerente de formação/qualificação continuada na “era do conhecimento”. O Projeto Ações Continuadas de Extensão Universitária (PACEU) desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT) objetivou oferecer formação continuada para qualificar egressos, acadêmicos, professores da rede (pública/privada) e sociedade em geral, na construção de reflexões sobre os fundamentos teórico-práticos da área da Educação. Dentre inúmeras atividades que são desenvolvidas no projeto (ações culturais, minicursos, oficinas), uma delas trata especificamente da exibição de filmes (sessões de cinema). A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo (questionários aos participantes da atividade) para alavancar informações sobre a utilização do cinema nas atividades de extensão. A abordagem de análise dos dados coletados foi quali/quantitativa. Os resultados analíticos sugerem um desencadeamento de experimentos pedagógicos e didáticos e principalmente qualificação aos participantes das sessões por meio dessa nova forma de se pensar a extensão universitária. A socialização desses saberes para a comunidade através do PACEU contribui decisivamente para a integração dos elos com a sociedade em geral.
Referências
ARAUJO, M. M.; et all. A prática da indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão na universidade. Revista brasileira de agrociência. v. 4, n. 3, p. 177-182, set./dez.,1998. Disponível em: <http://www.ufpel.tche.br/faem/agrociencia/v4n3/artigo07.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2013.
BOGDAN, R.; BIKLEN. S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1988.
______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional N. 9394/96. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1996.
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 1. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
COSTA, F. C. Primeiro cinema. MASCARELLO, F. História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
DUARTE, R. Cinema e educação. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GAMBOA, S. S. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (orgs.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
LEITE, S. F. O cinema manipula a realidade? São Paulo: Paulus, 2003.
MASCARELLO, F. História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MOISEICHYK, A. E.; BIAZÚS, C. A. O papel da universidade diante do contexto atual: uma questão de responsabilidade social. II Coloquio internacional de gestión universitaria en América Del Sur. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2013.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.
NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
OLIVEIRA, D. R. de. O uso do cinema nas aulas de geografia: proposta de estudo da região nordeste. 2011. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/cinema-aulas-geografia-regiao-nordeste/cinema-aulas-geografia-regiao-nordeste.pdf.> Acesso em: 09 mar. 2015.
OLIVEIRA, M. B. L. de. O panorama da coprodução cinematográfica internacional no Brasil: uma análise dos aspectos administrativos e legais. 2013. 133f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, (UFRJ), Rio de Janeiro, 2013.
RODRIGUES, E. A. S. Cinema e história: um olhar cultural sobre os espaços de sociabilidades. João Pessoa, 2003.
Disponível:<http://anpuh.org/anais/wpcontent/uploads/mp/pdf/ANPUH.S22.199.pdf.>Acesso em: 27 abr. 2015.
SANTOS, C. A.; NEZ, E. Aulas expositivas: reflexões sobre essa metodologia no espaço escolar. Colider. 2015. Disponível em: Acesso em: 25 jun. 2016.
SANTOS, S. P. Perspectivas metodológicas do uso do cinema na educação superior. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em computação). Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário Vale do Teles Pires, Colider, 2015.
SILVA, O. D. O que é extensão universitária? Palestra proferida no II Simpósio Multidisciplinar: a integração universidade-comunidade. 1996. Disponível em: <http://www.ecientificocultural.com/ECC3/epe.htm>. Acesso em: 28 jan. 2013.
SIRINO, S. P. M. Cinema e educação: pensando em uma proposta de ensino do cinema brasileiro. In: Revista Ecos. Cáceres, V.12, 2012. p. 124-144.
SOCIEDADE Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Disponível em: http://www2.socine.org.br/quem-somos/. Acesso em: 15 jun. 2016.
WAGNER, A. C. Cinema: a arte interdisciplinar. 2013. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/95934/000911698.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 fev. 2016.
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.