Práticas pedagógicas:tecnologias móveis sem fio na disciplina de arte

Autores

  • Adriana Beatriz Pacher Raach SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
  • Luciana Backes Universidade La Salle - Canoas http://orcid.org/0000-0003-1395-122X

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2588

Resumo

O artigo aborda a prática pedagógica na disciplina de arte, por meio das tecnologias móveis sem fio (TMSF). A pesquisa foi desenvolvida num estudo de caso, com estudantes do ensino fundamental, numa escola privada do município de Porto Alegre (RS/Brasil). A problemática consiste: Como ocorre à construção do conhecimento na disciplina de arte por meio de práticas pedagógicas que utilizam as TMSF? O objetivo implicou em propiciar uma prática pedagógica contextualizada com a contemporaneidade, considerando os conteúdos curriculares da disciplina, por meio da abordagem triangular de Barbosa (1998), inserindo as TMSF.  Observamos, por meio das práticas pedagógicas, os recursos analógicos e digitais utilizados nas criações de releituras, dando ênfase às TMSF, o fazer artístico, a leitura e a contextualização. Como resultado, evidenciamos que os estudantes apresentaram releituras através dos recursos analógicos (desenhos no papel) e também pelos recursos digitais (fotografia e vídeo). Os recursos digitais foram utilizados pelos estudantes de maneira tradicional (pesquisa, desenho, fotografia), necessitando da mediação do professor para articular as potencialidades da tecnologia à construção do conhecimento (autoria, criatividade, múltiplas linguagens). A utilização das TMSF está fortemente vinculada às atividades de lazer e de jogos, com isso, representa desafio para a sala de aula, onde é possível potencializar os processos de ensino e aprendizagem, por meio de práticas pedagógicas paralelas.

Biografia do Autor

Adriana Beatriz Pacher Raach, SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

Professora de Artes Visuais. Possui graduação em Educação Artística- Habilitação em Artes Plásticas pela FURB- Universidade Regional de Blumenau em 2004. Pós-graduação em História da Arte pela AUPEX em 2006. Pós-graduação em Mídias na Educação pela FURG em 2011. Trabalhei como professora de arte nas redes municipal, estadual e particular com alunos desde a educação infantil até o ensino médio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais lecionando atualmente para turmas do ensino fundamental para a Prefeitura de Brusque/SC e ensino médio do SENAI/SC. Participei do grupo de estudos Arte na Escola polo UFRGS. Mestre em Educação pela Unilassale na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação.

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular do Centro Universitário LaSalle - Unilasalle, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Centre Edgar Morin - Paris

Referências

BACKES, L. O hibridismo tecnológico digital na configuração do espaço digital virtual de convivência: formação do educador. Inter-ação (UFG. Impresso), Goiânia, v. 40, p. 435-457, set./dez. 2015. ISSN 1981-8416 Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/35419>. Acesso em: 3 nov. 2017. doi: https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35419

BACKES, L.; RATTO, C. G. The tribes in the context of the digital technological hybridism: the constitution of the virtual digital acquaintanceship. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, p. 564-579, 2016. ISSN 1676-2592. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646105>. Acesso em: 10 out. 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i3.8646105

BARBOSA, A. M. Arte- educação: leitura no subsolo. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1991.

BARBOSA, A. M. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, A. M. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 98-112.

BIAZUS, M. C. V. Projeto Aprendi: abordagens para uma arte/educação tecnológica. 1. ed. Porto Alegre: Promoarte, 2009.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.

RAACH, A. B. P. A construção do conhecimento na disciplina de arte: práticas pedagógicas por meio das tecnologias móveis sem fio. 2016. 135 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: <http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2016/abpraach.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2017

SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SCHLEMMER, E.; BACKES, L. Metaverso: novos espaços para a construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v.8, n. 24, p. 519-532, maio/ago. 2008. ISSN 1518- 3483. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2038&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 30 out. 2017.

SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; ROCCA, F. L. L’Espace de coexistence hybride, multimodal, pervasif et ubiquitaire: le quotidien de l’éducation à la citoyenneté. Educação Unisinos (Online), São Leopoldo, RS, v. 20, n. 3, p. 299-308, set./dez. 2016. ISSN 2177-6210. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2016.203.03/5601. Acesso em: 3 nov. 2017. Doi: 10.4013/edu.2016.203.03

SOUZA SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento de Métodos. Tradução de Ana Thorell. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

RAACH, A. B. P.; BACKES, L. Práticas pedagógicas:tecnologias móveis sem fio na disciplina de arte. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 94–104, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2588. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2588. Acesso em: 25 abr. 2024.