Práticas pedagógicas:tecnologias móveis sem fio na disciplina de arte

Autores

  • Adriana Beatriz Pacher Raach SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
  • Luciana Backes Universidade La Salle - Canoas http://orcid.org/0000-0003-1395-122X

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2588

Resumo

O artigo aborda a prática pedagógica na disciplina de arte, por meio das tecnologias móveis sem fio (TMSF). A pesquisa foi desenvolvida num estudo de caso, com estudantes do ensino fundamental, numa escola privada do município de Porto Alegre (RS/Brasil). A problemática consiste: Como ocorre à construção do conhecimento na disciplina de arte por meio de práticas pedagógicas que utilizam as TMSF? O objetivo implicou em propiciar uma prática pedagógica contextualizada com a contemporaneidade, considerando os conteúdos curriculares da disciplina, por meio da abordagem triangular de Barbosa (1998), inserindo as TMSF.  Observamos, por meio das práticas pedagógicas, os recursos analógicos e digitais utilizados nas criações de releituras, dando ênfase às TMSF, o fazer artístico, a leitura e a contextualização. Como resultado, evidenciamos que os estudantes apresentaram releituras através dos recursos analógicos (desenhos no papel) e também pelos recursos digitais (fotografia e vídeo). Os recursos digitais foram utilizados pelos estudantes de maneira tradicional (pesquisa, desenho, fotografia), necessitando da mediação do professor para articular as potencialidades da tecnologia à construção do conhecimento (autoria, criatividade, múltiplas linguagens). A utilização das TMSF está fortemente vinculada às atividades de lazer e de jogos, com isso, representa desafio para a sala de aula, onde é possível potencializar os processos de ensino e aprendizagem, por meio de práticas pedagógicas paralelas.

Biografia do Autor

Adriana Beatriz Pacher Raach, SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

Professora de Artes Visuais. Possui graduação em Educação Artística- Habilitação em Artes Plásticas pela FURB- Universidade Regional de Blumenau em 2004. Pós-graduação em História da Arte pela AUPEX em 2006. Pós-graduação em Mídias na Educação pela FURG em 2011. Trabalhei como professora de arte nas redes municipal, estadual e particular com alunos desde a educação infantil até o ensino médio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais lecionando atualmente para turmas do ensino fundamental para a Prefeitura de Brusque/SC e ensino médio do SENAI/SC. Participei do grupo de estudos Arte na Escola polo UFRGS. Mestre em Educação pela Unilassale na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação.

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular do Centro Universitário LaSalle - Unilasalle, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Centre Edgar Morin - Paris

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

RAACH, A. B. P.; BACKES, L. Práticas pedagógicas:tecnologias móveis sem fio na disciplina de arte. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 94–104, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2588. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2588. Acesso em: 26 dez. 2024.