A atualidade da educação politécnica como contraponto à reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2593

Resumo

Diante do avanço das reformas liberais e de suas bandeiras para educação, abordar o tema da educação politécnica é estratégico. É fundamental resgatar o fato de que uma formação integral contempla a formação intelectual, corporal e tecnológica. Cabe, portanto, identificar e estabelecer diferenças entre o que se convencionou chamar de educação integral de forma mistificada e seu verdadeiro significado. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a analisar a atualidade da educação politécnica como contraponto à reforma do ensino médio imposta por meio da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Para tanto, partimos do princípio que do ponto de vista da emancipação do trabalho frente ao capital, será necessária uma formação onminaletal, conceito de fundamental importância para a educação em Marx. Por isso, acreditamos que a leitura de Marx; Engels (2011), Pistrak, (2000), Alves (2006), Manacorda, (1991), entre outros, possa servir de suporte para uma análise sobre os significados das reformas em andamento, buscando apresentar alternativas que há muito são discutidas no âmbito de autores identificados com a educação politécnica.

Biografia do Autor

Marco Antônio Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Depto. de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação. Participa do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação - UFSC/CNPq e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá)

Gedeli Ferrazzo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), com especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial (CTESOP). Atua como professora de Filosofia n Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva; Políticas Públicas da Educação Especial; Educação e Trabalho; Epistemologia; Filosofia e Sociologia da educação. Coordenou o Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Madeira Mamoré (UNIR/CNPq), o qual visa fortalecer o desenvolvimento sustentável para a Agricultura Familiar a partir do enfrentamento das desigualdades de renda e gênero. Membro do grupo de pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/UNIR.

Cláudia Barbosa Lobo, Faculdade Metropolitana de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, com pesquisa na área de educação e trabalho. Especialização em filosofia com ênfase em ensino de filosofia. Licenciada em História. Trabalhou como professora auxiliar no Instituto Federal de Rondônia. Trabalha na rede privada de Ensino Fundamental e Médio, atuando também no Ensino superior como Professora do Núcleo de Educação, com o curso de Pedagogia e Música da Faculdade Metropolitana. Experiência na área de ensino em EAD. trabalhou como pesquisadora no Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Madeira Mamoré (UNIR/CNPq), o qual visa fortalecer o desenvolvimento sustentável para a Agricultura Familiar a partir do enfrentamento das desigualdades de renda e gênero. É membro do Grupo de Pesquisa Histedbr-UNIR/UNICAMP e Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade- CIEPES/UNICAMP.

Referências

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

OLIVEIRA GOMES, M. A.; FERRAZZO, G.; LOBO, C. B. A atualidade da educação politécnica como contraponto à reforma do Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 102–124, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2593. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2593. Acesso em: 26 dez. 2024.

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