Prática social do letramento: uma experiência rizomática acerca do chimarrão

Autores

  • Roberta Stockmanns Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Miriam Garcia Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2594

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma prática do letramento construída com crianças de sete e oito anos do 2º ano de uma escola pública através de atividades transdisciplinares. Uma proposta de alfabetizar letrando, contribuindo, assim, para a formação de leitores e escritores autônomos e proficientes. Acompanhamos o ponto de partida escolhido pela docente para o ensino da leitura e da escrita, que se transformou em projeto pedagógico e se estendeu ao longo do ano letivo, sendo base para a construção das atividades escolares e efetivando o papel da escola como espaço social.

Biografia do Autor

Roberta Stockmanns, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação pela UFRGS na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos. Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2008) e Pós-graduação em Neuroeducação pela Estácio de Sá. 

Miriam Garcia Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos. Possui graduação em Matemática licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2011) e Pós-graduação em Educação Inclusiva- Unilasalle (2015)

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação da UFRGS.

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

STOCKMANNS, R.; MÜLLER, M. G.; FREITAS, C. R. de. Prática social do letramento: uma experiência rizomática acerca do chimarrão. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 252–263, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2594. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2594. Acesso em: 22 dez. 2024.