Estresse e estratégias de enfrentamento de professores: um estudo comparativo

Autores

  • Tatiane Lebre Dias Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maelison Silva Neves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Kelly Ambrozio Silveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2609

Resumo

Este trabalho investigou os indicadores de estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento como processo de prevenção e intervenção de professores do ensino fundamental do Espírito Santo (ES) e professores da rede de educação profissional e tecnológica de Mato Grosso (MT). No estudo participaram 190 professores (109 do Espírito Santo e 81 de Mato Grosso), com predominância do sexo feminino (82,1%), que responderam a uma escala específica sobre estresse no trabalho docente e outra sobre estratégias de enfrentamento. De modo geral, verificou-se maior o percentual de professores que não indicaram presença de estresse (ES= 84,4%; MT= 85,2%). As estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos professores foram: a) ao quanto tem praticado: esquecer as coisas que aconteceram na escola, após o período de trabalho e, viver uma vida saudável; b) o quanto é efetivo: analisar e tentar manter os problemas em foco. Comparativamente os professores do ES apresentaram mais estratégias de enfrentamento. O uso de estratégias de enfrentamento diante das condições adversas encontradas pelos professores é um tema que precisa ser mais investigado com objetivo de melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho docente.

Palavras-chave: professores estresse estratégias de enfrentamento.

Biografia do Autor

Tatiane Lebre Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT; Docente do Programa de3 Pós-Graduação em Psicologia da UFMT

 

Maelison Silva Neves, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Kelly Ambrozio Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia

Sônia Regina Fiorim Enumo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Psicologia

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

DIAS, T. L.; NEVES, M. S.; SILVEIRA, K. A.; ENUMO, S. R. F. Estresse e estratégias de enfrentamento de professores: um estudo comparativo. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 264–279, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2609. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2609. Acesso em: 5 nov. 2024.