As contribuições da Educação Física na formação intercultural de professores indígenas na UFG
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v11i3.2625Resumo
No presente artigo pretende-se relatar uma experiência com o processo de formação de professores indígenas, no âmbito da educação física, realizado na Faculdade de Educação Física em janeiro de 2009. A formação de professores indígenas – Licenciatura Intercultural – é organizada pela Faculdade de Letras da UFG, tendo por objetivo a formação de professores para atuarem no ensino fundamental e médio das escolas indígenas. Dentre os conteúdos tratados no currículo do referido curso se encontra o tema contextual esporte e lazer, parte integrante da matriz de formação básica do professor. O texto ora apresentado se refere aos processos formativos do professor indígena, no que tange às trocas interculturais de conhecimentos acerca das manifestações da cultura corporal, em especial no esporte e lazer, tendo como metodologia norteadora do processo a pedagogia histórico-crítica.
Referências
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí: Uniu, 1994.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-critica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 2000.
SAVIANI, Demerval. Educação Socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os Desafios da Sociedade de Classes. In: Marxismo e Educação: Debates Contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.