Sequência didática para inserção da educação ambiental no ensino fundamental

Autores

  • Márcia Belo Soares Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL http://orcid.org/0000-0001-8067-6753
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2660

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica. Sequência Didática. Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo teve como objetivo oferecer subsídios para trabalhar a Educação Ambiental de maneira crítica com alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais). Através da ferramenta Sequência Didática (SD) trabalhou-se a inserção da temática ambiental visando à transformação de atitudes e conhecimentos acerca de práticas cotidianas que causam desequilíbrios ambientais. A pesquisa foi estruturada em 10 (dez) aulas e abordou temas ligados ao meio ambiente como: sustentabilidade, aumento populacional, recursos naturais e consumismo. Foram proporcionados momentos de ação e reflexão tornando a aprendizagem significativa. Os resultados apontaram que a proposta levou a formação do cidadão crítico capaz de refletir sobre suas responsabilidades e propor ações a serem desenvolvidas no coletivo e para o coletivo. Os alunos propuseram diversas ações visando transformar a sociedade e redefinir sua própria condição na natureza. A atividade promoveu o envolvimento de todos nas diferentes etapas propostas e possibilitou a reflexão quanto à viabilidade de trabalhar a Educação Ambiental de maneira critica no contexto educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental Crítica. Sequência Didática. Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Márcia Belo Soares, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutoranda pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Servidora Municipal Prefeitura Santo André (Professora)

ORCID    https://orcid.org/0000-0001-8067-6753

Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Doutora Doutorada em Geociências e Meio Ambiente (Botânica) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Professora da Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo, Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática 01506-000, Liberdade São Paulo, Brasil.

ORCID  https://orcid.org/0000-0002-5005-677X

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

SOARES, M. B.; FRENEDOZO, R. de C. Sequência didática para inserção da educação ambiental no ensino fundamental. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 196–211, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2660. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2660. Acesso em: 22 nov. 2024.

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