Ação afirmativa em uma escola médica no Brasil: perspectivas dos estudantes

Autores

  • Luciana Almeida Silva Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Morgana Oliveira Couto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Patrícia Vaz Lima Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2670

Palavras-chave:

Ação afirmativa, Educação Médica, Ingresso ensino superior

Resumo

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) constitui atualmente a forma de seleção unificada nas instituições federais no Brasil. Em paralelo, a entrada de estudantes por meio de ação afirmativa foi ampliada para garantir a inserção de alunos de escolas públicas. Em 2014, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) adotou 50% das vagas destinadas para ação afirmativa (socioeconômica e racial). O presente estudo foi realizado com a primeira turma do Curso de Medicina da UFTM com a utilização de 50% das vagas com entrada por ação afirmativa. Após dois anos de curso, os estudantes responderam questões referentes ao seu envolvimento em atividades extracurriculares e autopercepção de ganho de conhecimentos/habilidades no período. Para a maioria dos aspectos perguntados, não houve diferença entre os estudantes. Os alunos cuja entrada ocorreu por meio de ação afirmativa foram significativamente mais frequentes nos itens: recebimento de auxílio estudantil e percepção dos determinantes sociais, com reconhecimento do papel do médico. Conclui-se que a entrada por meio de ação afirmativa não interferiu no acesso a atividades extracurriculares no grupo estudado.

Biografia do Autor

Luciana Almeida Silva Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Clínica Médica. Curso de Medicina.

Morgana Oliveira Couto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estudante Curso de Medicina

Patrícia Vaz Lima Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estudante Curso de Medicina

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

TEIXEIRA, L. A. S.; COUTO, M. O.; SANTOS, P. V. L. Ação afirmativa em uma escola médica no Brasil: perspectivas dos estudantes. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 129–138, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2670. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2670. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência