Ação afirmativa em uma escola médica no Brasil: perspectivas dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2670Palavras-chave:
Ação afirmativa, Educação Médica, Ingresso ensino superiorResumo
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) constitui atualmente a forma de seleção unificada nas instituições federais no Brasil. Em paralelo, a entrada de estudantes por meio de ação afirmativa foi ampliada para garantir a inserção de alunos de escolas públicas. Em 2014, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) adotou 50% das vagas destinadas para ação afirmativa (socioeconômica e racial). O presente estudo foi realizado com a primeira turma do Curso de Medicina da UFTM com a utilização de 50% das vagas com entrada por ação afirmativa. Após dois anos de curso, os estudantes responderam questões referentes ao seu envolvimento em atividades extracurriculares e autopercepção de ganho de conhecimentos/habilidades no período. Para a maioria dos aspectos perguntados, não houve diferença entre os estudantes. Os alunos cuja entrada ocorreu por meio de ação afirmativa foram significativamente mais frequentes nos itens: recebimento de auxílio estudantil e percepção dos determinantes sociais, com reconhecimento do papel do médico. Conclui-se que a entrada por meio de ação afirmativa não interferiu no acesso a atividades extracurriculares no grupo estudado.
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