Interdisciplinaridade e educação: desafios e possibilidades frente à produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2672

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Formação Docente. Prática Docente

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado: A interdisciplinaridade e o uso das TIC como fomento para o ensino de ciências e matemática no ensino fundamental II. O objetivo do texto é socializar a investigação realizada acerca das produções acadêmicas, expressas em teses e dissertações, sobre a interdisciplinaridade na educação, com foco na formação docente ou na prática docente, entre os anos de 2006 e 2016. As bases de dados consultadas no estudo foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o depósito de teses da Capes. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, com abordagens qualitativa e quantitativa. As análises efetivadas apontam que poucos trabalhos foram produzidos nos últimos dez anos abordando tal temática, evidenciando, assim, a necessidade de novas pesquisas nesta área como forma de fomentar o trabalho docente frente à interdisciplinaridade nas práticas cotidianas, seja no âmbito da formação inicial ou em escolas de educação básica.

 

Biografia do Autor

Carla Madalena Santos

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Licenciada em Matemática, Professora Universitária no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) e de Educação Básica.

Pedro Donizete Colombo Junior

Doutor emEnsino de Fisica, docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

SANTOS, C. M.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Interdisciplinaridade e educação: desafios e possibilidades frente à produção do conhecimento. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 26–44, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2672. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2672. Acesso em: 5 nov. 2024.