O estágio e a formação em gestão educacional no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR)

Autores

  • Beatriz Gomes Nadal Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Elismara Zaias Kailer Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Patricia Correia de Paula Marcoccia Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2682

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Gestão Escolar. Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho tematiza o estágio na formação em gestão educacional no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Considera que a formação para atuação neste campo foi historicamente assumida pelo curso, o que pressupõe uma formação profissional capaz de responder aos conhecimentos específicos deste campo, assim como de desenvolver tal identidade ao longo da formação. Reconhece o estágio como dimensão essencial nesse processo pelas possibilidades de produção de sínteses teórico-práticas que sua dinâmica viabiliza. O objetivo do artigo é discutir o papel do estágio na formação das equipes de gestão no âmbito do Curso de Pedagogia da UEPG, problematizando o modo pelo qual situações didáticas podem mediar as relações teórico-práticas, o estabelecimento de sínteses, o desenvolvimento de aprendizagens e formação profissional no campo da gestão escolar.

Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Elismara Zaias Kailer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela USP. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Patricia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

AMARAL, M. J. MOREIRA, M. A. RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento profissional do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

BERBEL, N. A. N. (Org.). Metodologia da problematização. Londrina, Eduel, 1998.

FREITAS, R. A. M. da M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.

CAVAGNARI, L. B. SANTOS, S.A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso normal superior com mídias interativas. Olhar de professor, Ponta Grossa, n. 6, v. 1, p. 119-134, 2003.

PAPI, S. O. G. P. Professores: formação e profissionalização. São Paulo: Junqueira e Marin, 2005.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, S. O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 2, n. 2,p. 81-93, jan./dez.1999.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

GOMES NADAL, B.; ZAIAS KAILER, E.; MARCOCCIA, P. C. de P. O estágio e a formação em gestão educacional no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 62–73, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2682. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2682. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua