A formação do diretor de escola: limites e possibilidades na conjuntura da política educacional atual
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2685Palavras-chave:
Formação de diretores. Políticas públicas educacionais. Gestão escolar.Resumo
O trabalho ora apresentado discute a formação de diretores de escolas de educação básica como fator preponderante para que se alcance melhoria na qualidade educacional pública. Com recorte prioritário na rede de estado de educação de Minas Gerais, as políticas públicas (relativas ao tema) disponíveis são apresentadas e brevemente analisadas. A partir de Lück (2000 e 2009), Paro (2010), Teixeira e Malini (2012), entre outros, é construída a base teórica que visa responder à pergunta: Por que formar diretores? A partir dos hiatos formativos constatados, a importância do trabalho se constrói em torno do anúncio da carência de políticas públicas mais sistematizadas na rede estadual de educação em tela. Depreende-se que este tipo de pesquisa pela academia pode ser preponderante no processo de indicação do tema para inserção na agenda das políticas público-educacionais.Referências
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