Fundamentos e perspectivas para educação escolar indígena

Autores

  • Kacia Neto de Oliveira Fonseca Universidade Federal do Amazonas
  • Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMZONAS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2686

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. População Autóctone. Educação Específica e Diferenciada, Bilíngüe e Intercultural.

Resumo

Pensar a Educação Escolar Indígena é nos remeter aos processos históricos de lutas e superação trazida pelos movimentos indígenas durante anos afins, o que resultaria em inúmeras mudanças, quebra de paradigma que vem sendo pensado, refletido em busca da modificação do pensar e fazer pedagógico, que prioriza a aprendizagem. A partir de 1970, dar-se início aos movimentos indígenas em busca de superar os massacres culturais empreendidos pelo colonizador português, sob essa população. Outorgada a Constituição Federal de 1988, com artigos referentes à Educação Indígena, configura-se princípio para a evolução da Educação Escolar para a população autóctone. O propósito deste esboço é diante dos fundamentos e perspectivas para a Educação Escolar Indígena, analisar quais as mudanças elencadas nos últimos anos para essa modalidade do ensino e sua repercussão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas. Refletiremos sobre a tendência a práticas homogeneizadoras dentro desse ensino, que negam as especificidades de cada sujeito e tem sido uma das tentativas da educação escolar indígena, superar para incluí-los. Nesse fim, utiliza-se de “políticas de igualdade e de reconhecimento da diversidade referidas à educação escolar”.

Biografia do Autor

Kacia Neto de Oliveira Fonseca, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Amazonas (2018) com pesquisa em andamento na Educação Escolar Indígena. Especialista em Gestão de Currículo pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2016) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMZONAS

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, educação amazônica, educação e cultura, educação e meio ambiente e identidade étnica.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

DE OLIVEIRA FONSECA, K. N.; WEIGEL, V. A. C. de M. Fundamentos e perspectivas para educação escolar indígena. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 235–247, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2686. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2686. Acesso em: 26 dez. 2024.