Campo, habitus escolar e habitus militar: internalização de disposições no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG

Autores

  • Anelise Martinelli Borges Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2687

Palavras-chave:

Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba). Habitus. Campo.

Resumo

Este trabalho tem como objeto o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba), fundado em 1964 e administrado pela Polícia Militar de Minas Gerais. Objetiva-se analisar a apropriação de certas práticas no colégio, a partir de modos de pensar e agir adotados pelas pessoas que ocupam e ocuparam aquele espaço escolar. Foi utilizada pesquisa qualitativa, tendo como fonte entrevistas, o Regimento Escolar (2014) e o Plano de Desenvolvimento da Escola (2014). Para se entender essas práticas, a pesquisa faz uso dos escritos de Bourdieu com relação aos conceitos de habitus e de campo. Os resultados revelam a coexistência, no CTPM-Uberaba, de um habitus escolar – expresso nas próprias disposições das instituições escolares com relação ao processo ensino-aprendizagem – e de um habitus militar, expresso nas práticas das corporações militares, como a hierarquia, a disciplina militar e o ufanismo.

Biografia do Autor

Anelise Martinelli Borges Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação UNESP/Marília, professora contratada UFTM, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) UNESP/Assis.

Referências

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre sociologia de Pierre Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

__________. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Org.) Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p.46-81.

__________. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

__________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

__________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9 ed. Campinas: Papirus, 1996.

__________; D, A. O amor pela arte. São Paulo: Edusp, 2003.

COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE UBERABA. Plano de Desenvolvimento da Escola. Uberaba, 2014.

OLIVEIRA, A. M. B. Leituras, valores e comportamentos: práticas escolares no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG. 2017. 146f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista: Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2017.

__________; BARBOSA, R. L. L. Um estudo histórico sobre o processo de implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG (1964-1968). História da Educação, Porto Alegre: v. 21 n. 52 Maio/ago., 2017, p. 214-234.

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Regimento Escolar do CTPM de Uberaba. Belo Horizonte, 2014.

WACQUANT, L. Esclarecer o habitus. Educação & Linguagem. Ano 10, n. 16, 2007, p. 63-71.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. B. Campo, habitus escolar e habitus militar: internalização de disposições no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 181–195, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2687. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2687. Acesso em: 5 nov. 2024.