A produção acadêmica sobre estágio curricular supervisionado e a formação inicial de professores: uma análise a partir de revistas “Qualis A/Educação/Capes”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2704

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, QUALIS CAPES, Produção acadêmica

Resumo

Esta pesquisa analisou a produção acadêmica de artigos científicos sobre estágio curricular supervisionado no processo de formação inicial de professores entre 2013 e 2015, tendo como fonte de consulta os periódicos classificados com QUALIS A1 e A2 da área de Educação de revistas Brasileiras. O recorte temporal justifica-se, uma vez que em 2015 foi divulgada a última atualização do QUALIS para a referida área. Adotamos metodologia de pesquisa qualitativa, focada na análise documental e com as ideias de Bardin (2011) para análise do conteúdo dos trabalhos. Nesta perspectiva analisamos 60 artigos que versam sobre Estágio.  Dentre os resultados encontrados, nota-se ainda que há uma carência de publicações relacionadas ao estágio curricular supervisionado, principalmente na vertente de formação de professores, apenas 24%. Em face de nossas análises, torna-se indispensável à maximização de pesquisas sobre a referida temática. Quiçá, mais indispensável ainda, a publicação de tais pesquisas de modo a socializar os resultados e contribuir com a área de formação de professores.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

GOMES, A. R.; COLOMBO JUNIOR, P. D. A produção acadêmica sobre estágio curricular supervisionado e a formação inicial de professores: uma análise a partir de revistas “Qualis A/Educação/Capes”. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 163–180, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2704. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2704. Acesso em: 26 dez. 2024.