O ensino de estatística e probabilidade por meio de jogos e resolução de problemas diante dos desafios do processo de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2719

Palavras-chave:

Formação inicial. Jogos. Resolução de problemas.

Resumo

O curso de formação inicial tem a responsabilidade de cumprir o desafio de preparar professores para uma educação significativa, que possibilite ao aluno interpretar e fazer conclusões por meio das mensagens disponibilizadas, auxiliando-o a se constituir em um cidadão capaz de tomar decisões. Para colaborarmos com as discussões sobre as contribuições dos cursos de licenciatura para o ensino de Probabilidade e Estatística, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Com a investigação notamos indicativos de que o ensino da Estatística e Probabilidade não pode ser realizado por meio de fórmulas e reproduções. Em uma vertente mais atual o professor assume o papel de mediador e incentivador no processo de construção do conhecimento ao proporcionar situações didáticas que desafiem e estimulem seus alunos mediante metodologias, a exemplo de resolução de problemas e jogos, o que também pode contribuir no processo de formação do professor a partir da reflexão sobre sua prática. 

Biografia do Autor

Beatriz Cristina da Silva Delalibera, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduada em Licenciatura em Matemática

 


Aline Resende Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduada em Licenciatura em Química

 

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT)/Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE)/Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

DELALIBERA, B. C. da . S.; GOMES, A. R.; OVIGLI, D. F. B. O ensino de estatística e probabilidade por meio de jogos e resolução de problemas diante dos desafios do processo de formação docente. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 248–264, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2719. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2719. Acesso em: 29 mar. 2024.