TCC: um momento obrigatório ou uma oportunidade construída?

Autores

  • Ana Paula Nassif Tondato da Trindade Centro Universitário do Planalto de Araxá
  • José Alexandre Bachur Uniaraxá; UNIFRAN
  • Fabricio Borges Oliveira Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2720

Palavras-chave:

Ensino. Universidade. Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo

No início da vida acadêmica, o aluno vislumbra um universo de conhecimentos inovadores, mas, ao mesmo tempo, cercado de regras e códigos. O meio de construção do conhecimento no Ensino Superior, deve se basear na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, e acontecer de forma interligada. Essa indissociabilidade leva a universidade a desenvolver seu papel social na busca por uma sociedade mais igualitária, diminuindo a desigualdade. A desestabilização que a pesquisa provoca é paralela à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Junto com o processo de construção de conhecimentos, também observamos uma constante mudança social. Essa é a grande contribuição que a pesquisa agrega ao estudante, a possibilidade de impactar na sociedade e promover mudanças. Analisando esse contexto, observamos que isso só é possível através do desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que levante questionamentos simples e do cotidiano, mas que podem ser ampliados e possibilitar a mudança uma comunidade.  Neste artigo, partimos do pressuposto de que um TCC da graduação pode ser um estudo sobre qualquer assunto relacionado ao curso. Não precisa ser algo inédito nem esgotar a bibliografia existente. Cabe a cada instituição de Ensino Superior definir, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, critérios justos e adequados à realidade acadêmica e torná-lo pertinente e proveitoso para todos os envolvidos. 

Biografia do Autor

Ana Paula Nassif Tondato da Trindade, Centro Universitário do Planalto de Araxá

Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia em saúde da mulher e docência do ensino superior, mestra em promoção de saúde e doutoranda em promoção de saúde

José Alexandre Bachur, Uniaraxá; UNIFRAN

Docente dos Cursos de Graduação em Fisioterapia da Unifran e do Uniaraxá. Doutor e Mestre em Ciências Médicas.  

Fabricio Borges Oliveira, Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ

Fisioterapeuta.Mestrado em Bioengenharia, Doutor em Ciências do Desporto  Coordenação de Curso de Fisioterapia do UNIARAXA e Pró Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

TONDATO DA TRINDADE, A. P. N.; BACHUR, J. A.; OLIVEIRA, F. B. TCC: um momento obrigatório ou uma oportunidade construída?. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 225–234, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2720. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2720. Acesso em: 5 nov. 2024.