Modelagem matemática na graduação: análise de artigos da biblioteca Scielo no período 2011-2017
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2723Palavras-chave:
Matemática. Modelagem matemática. Educação em ciências e matemática.Resumo
Apresentamos uma análise de artigos disponibilizados na biblioteca eletrônica SciELO que tratam do tema modelagem matemática. Foram considerados 64 artigos, produzidos no período de 2011 a 2017, utilizando-se a análise de conteúdo enquanto estratégia metodológica qualitativa. Desta forma, foi possível perceber que a modelagem matemática constitui-se em um tema com expressiva presença; considerando-se o foco no ensino em nível de graduação, isso ocorre especialmente em dois periódicos. Dentre os artigos voltados para esse foco, são ressaltadas suas potencialidades para contribuir com o aprendizado, enquanto estratégia didática.Referências
ALMEIDA, L. M. W.; FERRUZZI, E. C. Uma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemática. In: Alexandria, v. 2, n. 2, p. 117-134, 2009.
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ARAÚJO, C.A.A. A ciência como forma de conhecimento. In: Ciências & Cognição, v. 8, p. 127-142, 2006.
ARAÚJO, J. de L. Ser Crítico em Projetos de Modelagem em uma Perspectiva Crítica de Educação Matemática. In: Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 839-859, 2012.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2014.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das Propostas primeiras às propostas atuais. In: Alexandria, v. 2, n. 2, p. 7-32, 2009.
BORGES, M. F. Obstáculos encontrados pelos alunos na aprendizagem da Álgebra Linear. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, 2007.
BRITO, D. dos S.; ALMEIDA, L. W. O conceito de função em situações de modelagem matemática. In: Zetetike, v. 13, n. 23, p. 63-83, 2005.
CARREJO, D. J., MARSHALL, J. What is mathematical modelling? Exploring prospective teachers’ use of experiments to connect mathematics to the study of motion. In: Math. Educ. Res. J. 19(1): 45-76, 2007.
FERRUZZI, E.C.; ALMEIDA, L.M.W. Modelagem Matemática no ensino de Matemática para engenharia. In: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, 2013.
LAUDARES, J.B.; LACHINI, J. O uso da matemática em cursos de engenharia na perspectiva dos docentes de disciplinas técnicas. In: Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 39-45, 2005.
USTRA, M. K.; USTRA, S. R. V. Context Categories in Mathematical Modelling in Fundamentals of Calculus Teaching. In: G.A. Stillman; W. Blum; M. Salett Biembengut. (Org.). International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Springer International Publishing, p. 407-416, 2015.
VILCHES, A.; GIL, D. El trabajo cooperativo en las clases de ciencias. In: Alambique, v.69, p.73-79, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.