A imagem do professor de língua portuguesa: indícios de queixas
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2737Palavras-chave:
Escrita. Queixas.Professor.Resumo
O presente trabalho é parte integrante do estudo realizado na dissertação de mestrado que analisa registros do licenciando sobre as práticas de ensino. Este tem como finalidade verificar por meio de uma análise discursiva, elementos na escrita que delineiam a imagem do professor supervisor de estágio de língua portuguesa, bem como a imagem de si enquanto professor em formação. O objetivo é verificar nos escritos possíveis indícios de queixas acerca do trabalho do profissional em exercício. As análises são fundamentadas no conceito pêchetiano de formações imaginárias, que designa o que o sujeito pode ou não dizer a partir da posição que ocupa. Os resultados mostram que a imagem do professor supervisor para o professor em formação está muito aquém do esperado. Ele ainda é visto como alguém despreparado, cansado e sem criatividade. O corpus é constituído por excertos de relatórios finais de estágio supervisionado do curso de Letras de duas instituições federais que se encontram disponíveis na base de dados do Grupo de Pesquisa Gepadle (Grupo de estudos e pesquisas em análise do discurso leitura e escrita) que estuda o papel da escrita nas licenciaturas.
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