Interfaces entre o ensino de Biologia e a formação de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2774

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, formação continuada, reflexão na ação, reflexão sobre a ação.

Resumo

A formação de professores/as para o ensino de Biologia, com enfoque em Biologia Celular, é o tema deste trabalho, tendo em vista sua importância fundamental para compreender os fenômenos da vida e as relações entre os seres vivos. Esta pesquisa teve por base dois cursos de formação continuada para professores/as de Biologia do ensino médio: no estado de Goiás e outro em Minas Gerais. Como resultados destacamos a relevância da formação docente continuada como meio propício à estruturação de redes colaborativas para o compartilhamento de experiências, atualização de saberes e melhoria da autonomia e segurança na prática pedagógica. Tais procedimentos possibilitaram diminuir o hiato entre conteúdos específicos e metodologias de ensino-aprendizagem na compreensão dos processos fisiológicos dos seres vivos, da célula ao organismo, em uma contínua relação entre os aspectos e fenômenos micro e macroscópicos.

Biografia do Autor

Ana Flavia Vigario, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Instituto de BiotecnologiaDepto. Ciências Biológicas

Graça Aparecida Cicillini

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

VIGARIO, A. F.; CICILLINI, G. A. Interfaces entre o ensino de Biologia e a formação de professores/as. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 265–278, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2774. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2774. Acesso em: 5 nov. 2024.