Interfaces entre o ensino de Biologia e a formação de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2774

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, formação continuada, reflexão na ação, reflexão sobre a ação.

Resumo

A formação de professores/as para o ensino de Biologia, com enfoque em Biologia Celular, é o tema deste trabalho, tendo em vista sua importância fundamental para compreender os fenômenos da vida e as relações entre os seres vivos. Esta pesquisa teve por base dois cursos de formação continuada para professores/as de Biologia do ensino médio: no estado de Goiás e outro em Minas Gerais. Como resultados destacamos a relevância da formação docente continuada como meio propício à estruturação de redes colaborativas para o compartilhamento de experiências, atualização de saberes e melhoria da autonomia e segurança na prática pedagógica. Tais procedimentos possibilitaram diminuir o hiato entre conteúdos específicos e metodologias de ensino-aprendizagem na compreensão dos processos fisiológicos dos seres vivos, da célula ao organismo, em uma contínua relação entre os aspectos e fenômenos micro e macroscópicos.

Biografia do Autor

Ana Flavia Vigario, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Instituto de BiotecnologiaDepto. Ciências Biológicas

Graça Aparecida Cicillini

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BASTOS, Fernando. O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, Brasília, DF, ano 11, n.55, p.63-69, 1992.

CAETANO, José Roberto; CAVICCHIOLI, Andrea. Uma abordagem alternativa para o aprendizado dos conceitos de átomo, molécula, elemento químico, substância simples e substância composta nos ensinos fundamental e médio. Química Nova na Escola, São Paulo, SP, n. 21, maio, 2005.

CICILLINI, Graça Aparecida; NOVAIS, Gercina Santana. Representações de discentes de ciências sobre dar aula na constituição do ser professor(a). In: BARZANO, M.A.L.; FERNANDES, J.A.B.; FONSECA, L.C.S.; SHUVARTZ, M. (orgs.). Ensino de biologia: experiências e contextos formativos. Goiânia, GO: Índice Editora, 2014, p. 27-42.

CICILLINI, Graça Aparecida. Conhecimento científico e conhecimento escolar: a cultura da sala de aula e o saber evolutivo sobre os vegetais. In: ROMANOWSKI, J.P.; MARTINS, P.L.O.; JUNQUEIRA, S.R.A. (orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba, PR: Champagnat, 2004, p. 161-174.

GATTI, Bernadete Angelina. Políticas e práticas de formação de professores: perspectivas no Brasil. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 16, 2012, Campinas. Atas... Campinas, SP: Junqueira & Marin Editores, 2012.

LIBÂNEO, J.C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v.27, p. 5-24, 2004.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. Reimpressão 2011.

PALMERO, Maria Luz Rodriguez. Revisión bibliográfica relativa a la enseñanza/aprendizaje de la estrutura e del funcionamento celular. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, RS, v. 2, n.2, p.123-149, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. O protagonismo da Didática nos cursos de licenciatura: a Didática como campo disciplinar. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 16, 2012, Campinas. Atas... Campinas, SP: Junqueira & Marin Editores, 2012.

RIBEIRO, R.P. O processo de aprendizagem de professores do ensino fundamental: apropriação da habilidade de planejar situações de ensino de conceitos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Reimpressão.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

VIGARIO, A. F.; CICILLINI, G. A. Interfaces entre o ensino de Biologia e a formação de professores/as. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 265–278, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2774. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2774. Acesso em: 28 mar. 2024.