O GÊNERO MULTIMODAL CHARGE E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.301Resumo
Em nossa exposição, apresentaremos a teoria sistêmico-funcional proposta por Hasan (1989) como forma de instrumentalizar os professores de língua portuguesa para o trabalho com os gêneros multimodais em sala de aula. A partir de Simões (2010) apresentaremos a configuração do gênero charge – depreendidas da análise de um corpus de 20 exemplares de charges de autoria de Júlio Erthal, contidas no livro Fatores de Risco (1998) – e como este pode ser trabalhado em aulas de língua materna. Ao apresentarmos aos alunos a Estrutura Potencial do Gênero (EPG) e indicamos ao professor o que ensinar do gênero quando trabalhar com a charge (seus estágios obrigatórios) e como instrumentalizar esse gênero no ensino de língua materna (evidenciando a sua configuração na EPG). Tendo em vista esta assertiva teórica, construímos nossas proposições didáticas para o ensino de língua portuguesa com o gênero charge. Nossa proposição didática consiste na apresentação de conceitos-chave da teoria de gêneros para os alunos; na pesquisa orientada sobre o gênero, por meio de um roteiro de perguntas direcionado; na exposição simplificada da Estrutura Potencial do Gênero (EPG); e na resolução de exercícios que fixem o ntendimento dos estágios obrigatórios do gênero.Downloads
Publicado
2013-05-22
Como Citar
SIMÕES, A. C.; GOMES, M. C. A. O GÊNERO MULTIMODAL CHARGE E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/rt.v5i2.301. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/301. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.