A argumentação no ensino de ciências: um delineamento das produções acadêmicas brasileiras no período de 2010 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3078Palavras-chave:
Argumentação, Ensino de Ciências, Mapeamento da Argumentação, ToulminResumo
O presente artigo tem por objetivo realizar um mapeamento da produção acadêmica brasileira sobre a argumentação no ensino de Ciências. Para tanto, um estado da arte foi construído a partir de um levantamento bibliográfico onde foram investigados trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), nos periódicos nacionais das áreas de Educação e Educação em Ciências e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), publicados e/ou realizados no período de 2010 a 2018. Os trabalhos foram analisados em diversos aspectos em busca de suas especificidades. Como resultado encontramos a temática Argumentação no Ensino de Ciências e suas produções acadêmicas sendo produzidas praticamente em todo o país, o foco temático tem ênfase em estratégias promotoras da argumentação científica e sociocientífica, o Padrão de Toulmin é o elemento de construção e ou ferramenta analítica da argumentação mais utilizado mesmo havendo outros teóricos das ações argumentativas e que o viés de práticas investigativas contribuem positivamente para a construção da argumentaçãoReferências
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