A argumentação no ensino de ciências: um delineamento das produções acadêmicas brasileiras no período de 2010 a 2018

Autores

  • Agnaldo Ronie Pezarini UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  • Maria Delourdes Maciel UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3078

Palavras-chave:

Argumentação, Ensino de Ciências, Mapeamento da Argumentação, Toulmin

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar um mapeamento da produção acadêmica brasileira sobre a argumentação no ensino de Ciências. Para tanto, um estado da arte foi construído a partir de um levantamento bibliográfico onde foram investigados trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), nos periódicos nacionais das áreas de Educação e Educação em Ciências e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), publicados e/ou realizados no período de 2010 a 2018. Os trabalhos foram analisados em diversos aspectos em busca de suas especificidades. Como resultado encontramos a temática Argumentação no Ensino de Ciências e suas produções acadêmicas sendo produzidas praticamente em todo o país, o foco temático tem ênfase em estratégias promotoras da argumentação científica e sociocientífica, o Padrão de Toulmin é o elemento de construção e ou ferramenta analítica da argumentação mais utilizado mesmo havendo outros teóricos das ações argumentativas e que o viés de práticas investigativas contribuem positivamente para a construção da argumentação

Biografia do Autor

Agnaldo Ronie Pezarini, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL - (Conceito CAPES 6). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduação Lato sensu em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP); Possui Especialização em Atendimento a portadores de deficiência visual pela UFSCar; Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Atualmente é Professor Efetivo - PEB II - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Maria Delourdes Maciel, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular III - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: Currículo, Ensino e Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Didática e Metodologia de Ensino; Recursos Didáticos; Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T)/Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Currículo, no Ensino e na Formação de Professores. É representante brasileira na Diretoria da AIA-CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência); Coordenadora do NIEPCTS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS); Avaliadora ad hoc das Revistas IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Informática na Educação: teoria & prática; Ciência & Educação; Avaliadora ad hoc SINAES/MEC; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Cruzeiro do Sul; Coordenadora do NAPED-CBS da Universidade Cruzeiro do Sul;

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

PEZARINI, A. R.; MACIEL, M. D. A argumentação no ensino de ciências: um delineamento das produções acadêmicas brasileiras no período de 2010 a 2018. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 212–232, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3078. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3078. Acesso em: 26 dez. 2024.