A relação de estudantes com a escolha do tema para seus projetos de pesquisa: mobilização e sentido para pesquisar
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3093Palavras-chave:
Educação, Estudantes universitários, Disciplinas eletivas.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo categorizar os móbeis que impulsionam a escolha dos temas dos projetos de pesquisa elaborados pelas equipes que cursaram a disciplina de metodologia cientifica no semestre 2017.1, do curso de Pedagogia – noturno, da Universidade Federal do Ceará. Para tratar sobre esse assunto, fizemos uso da conceituação de Charlot (2000) sobre móbeis, mobilização e sentido. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, na qual se utilizou como instrumento de construção de dados um questionário com questões objetivas e subjetivas. Após serem estudados e analisados os dados, a análise aponta como resultados os principais móbeis que se sintetizam em três grandes tipologias: 1) o desejo de conhecer melhor o tema, 2) a relação entre o trabalho do estudante e o tema e 3) a relação entre vivências e/ou situações de cunho pessoal dos estudantes e o tema. Essas tipologias de móbeis foram essenciais para o reconhecimento do tema como sendo relevante pelas equipes. Neste sentido, conclui-se que esses móbeis que impulsionaram os indivíduos na escolha do tema estão muito vinculados às suas histórias de vida e experiências particulares, sobre as quais os estudantes desejam trazer para a discussão e/ou conhecer mais aspectos ligados aos temas.
Referências
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