Implantação do Pronatec em uma escola técnica vinculada a uma Universidade Federal: nascimento, maturidade e declínio

Autores

  • Núbia Nogueira de Freitas Vogado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Elisa Antonia Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3414

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação Profissional. Pronatec. Estudo de Caso.

Resumo

O presente artigo trata do processo de implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aprofundado sob a perspectiva de uma escola técnica vinculada a uma universidade federal dentre tantas instituições ofertantes. A metodologia empregada foi a revisão da literatura com base em autores que vem discutindo essa temática e complementada com a pesquisa documental realizada por meio da análise de documentos institucionais: Relatórios de Gestão e Editais de Seleção de Profissionais para o programa no portal da instituição publicados durante os anos de 2012 a 2016. Acender à discussão sobre o processo de condução e de avaliação dos resultados desse programa no contexto empírico de uma escola técnica vinculada a uma universidade federal está relacionado com as reflexões da criação do PRONATEC como política de governo, que mantem estreito vínculo ideológico com as coordenadas dos organismos intencionais que passam a ditar as orientações educacionais aos países em desenvolvimento nos últimos 30 anos. Evidencia-se que não houve uma preocupação com as mudanças estruturais necessárias na sociedade para amenizar as desigualdades sociais, sim uma política de proporcionar formações rápidas e privilegiando as instituições privadas. Os resultados obtidos poderão servir para futura pesquisa mais completa.

Biografia do Autor

Núbia Nogueira de Freitas Vogado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (2016-2019). Possui formação como Técnica em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae-MG (2002), Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2006), Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2013). Profissionalmente, ocupa o cargo público de Assistente em Administração da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM.

Elisa Antonia Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Graduação em Pedagogia, (1989), pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá, (1989), Especialização em Gestão de Instituições Educacionais, (1999), pelo CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestrado em Tecnologia/Área de concentração - Educação Tecnológica, (2002), pelo CEFET/MG (2002), doutorado em Educação (2010), pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora efetiva, no IFTM Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro, atuando no Curso de Licenciatura em Computação e nos cursos de pós-graduação lato sensu. Professora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, curso Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, linha de pesquisa, Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional. Experiência no magistério do nível fundamental e educação superior, em gestão acadêmica e pedagógica de cursos de graduação, em coordenação de avaliação institucional e assessoria educacionais com ênfase em avaliação das aprendizagens, de instituições, programas educacionais e gestão educacional. Participa como membro do banco de avaliadores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ( INEP). Membro do Conselho Superior e do Colégio de Dirigentes do IFTM.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

VOGADO, N. N. de F.; RIBEIRO, E. A. Implantação do Pronatec em uma escola técnica vinculada a uma Universidade Federal: nascimento, maturidade e declínio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 2, p. 51–72, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3414. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3414. Acesso em: 24 dez. 2024.