Implantação do Pronatec em uma escola técnica vinculada a uma Universidade Federal: nascimento, maturidade e declínio
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3414Palavras-chave:
Políticas Públicas. Educação Profissional. Pronatec. Estudo de Caso.Resumo
O presente artigo trata do processo de implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aprofundado sob a perspectiva de uma escola técnica vinculada a uma universidade federal dentre tantas instituições ofertantes. A metodologia empregada foi a revisão da literatura com base em autores que vem discutindo essa temática e complementada com a pesquisa documental realizada por meio da análise de documentos institucionais: Relatórios de Gestão e Editais de Seleção de Profissionais para o programa no portal da instituição publicados durante os anos de 2012 a 2016. Acender à discussão sobre o processo de condução e de avaliação dos resultados desse programa no contexto empírico de uma escola técnica vinculada a uma universidade federal está relacionado com as reflexões da criação do PRONATEC como política de governo, que mantem estreito vínculo ideológico com as coordenadas dos organismos intencionais que passam a ditar as orientações educacionais aos países em desenvolvimento nos últimos 30 anos. Evidencia-se que não houve uma preocupação com as mudanças estruturais necessárias na sociedade para amenizar as desigualdades sociais, sim uma política de proporcionar formações rápidas e privilegiando as instituições privadas. Os resultados obtidos poderão servir para futura pesquisa mais completa.
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