Modos como estudantes de Ensino Médio interpretam ironias em textos escritos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v12i2.3419Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Ensino Médio.Resumo
Este artigo volta-se à análise do modo como estudantes adolescentes leem a ironia. Para isso, analisa comentários escritos por alunos de ensino médio de uma escola pública, a partir da leitura de um texto irônico retirado da internet. Nosso objetivo é evidenciar os modos por meio dos quais os alunos de ensino médio leem, e como eles reelaboram na escrita aquilo que leram. Partimos de dois questionamentos: 1) De que forma os alunos elaboram comentários escritos após a leitura de determinado texto?; e 2) Qual a medida em que os alunos de ensino médio recuperam a ironia (BENETTI, 2016) constitutiva do texto selecionado pelo professor para uma atividade didática? O corpus que constitui a análise é composto por 100 manuscritos de alunos de quatro turmas do ensino médio (duas de primeira série e duas de segunda série). Como metodologia fizemos análises quantitativas e qualitativas. Os resultados mostram que muitos alunos, ao lerem um texto calcado sobre contextos de incongruências, limitam-se a testemunhar apenas a superfície textual, adotando a leitura como um processo de decodificação. Já para os poucos que recuperam as estratégias discursivas de construção do texto irônico, esses demonstram terem empreendido um movimento de interpretação (ORLANDI, 2007) na leitura, aliando a materialidade textual à exterioridade.
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