Internacionalização da educação superior e redes de acreditação na América Latina: teias do pensar democrático
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v11i4.3449Palavras-chave:
Democracia. Internacionalização da Educação Superior na América Latina. Redes de Agências de Acreditação e Avaliação.Resumo
A temática relativa às redes de agências de acreditação e avaliação da qualidade da educação superior surge no contexto da internacionalização e do movimento de integração entre os países. Esse contexto tem fomentado o estabelecimento de relações de cooperação e troca de informações sobre avaliação das universidades na América Latina, por meio dessas redes. Compreender perspectivas democráticas construídas no interior dessas redes e as relações que dentro delas se tecem, privilegiando possíveis tramas de resistência a modelos de avaliação da educação superior de características hegemônicas no subcontinente, é o objetivo deste texto, que, por sua vez, se vale de pesquisa cujas opções metodológicas incluíram a seleção de duas redes, Riaces e Rana, a escolha intencional de sujeitos de pesquisa dentre seus gestores e especialistas e a técnica de coleta de dados de produção de narrativas.
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