A expansão da educação superior brasileira a partir dos anos 90: democratização ou massificação?

Autores

  • Gabriela Fernanda Silva Borges IFTM - Campus Uberaba
  • Elisa Antônia Ribeiro IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3450

Palavras-chave:

Educação superior. Democratização. Massificação. Neoliberalismo

Resumo

O presente artigo objetiva retratar e discutir a expansão da educação superior no Brasil a partir da década de 1990 tendo como um dos elementos estruturantes dessa expansão de cunho privatista as orientações de cariz neoliberal repassadas pelos organismos internacionais aos países em desenvolvimento. Pretende-se ainda refletir sobre os preceitos democratização e massificação deste nível de ensino numa perspectiva de análise comparativa. Realizou-se pesquisa bibliográfica a respeito da questão da mercantilização da educação superior em contraposição à educação superior como direito social, segundo autores como PAULA (2011), SILVA JÚNIOR e SGUISSARDI (2000), SGUISSARDI (2015) e REIS ET AL (2014), bem como o levantamento estatístico sobre a expansão mediante consulta e extração de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Discutiu-se o papel do Estado perante a sociedade e as implicações do ideário neoliberal na formulação das políticas educacionais, especificamente, na educação superior. Aponta-se que a democratização do acesso à educação é uma via, não exclusiva, para a promoção do crescimento econômico, desenvolvimento da sociedade e redução das desigualdades sociais, para tanto faz-se necessário ampliar o papel do Estado na busca pela inclusão de grupos sub-representados na educação superior gratuita e de qualidade.

Biografia do Autor

Gabriela Fernanda Silva Borges, IFTM - Campus Uberaba

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, com especialização em Docência do Ensino Superior. Mestranda do Programa de Educação Tecnológica do IFTM - Campus Uberaba.

Elisa Antônia Ribeiro, IFTM

Graduada em Pedagogia, Especialização em Gestão de Instituições Educacionais, Mestrado em Tecnologia e Doutorado em Educação (2010). Professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo, atuando nos cursos de graduação e no  Mestrado Profissional em Educação Tecnológica. Experiência em gestão educacional, avaliação de políticas públicas e formação docente.

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

BORGES, G. F. S.; RIBEIRO, E. A. A expansão da educação superior brasileira a partir dos anos 90: democratização ou massificação?. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 103–118, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3450. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3450. Acesso em: 20 nov. 2024.