Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior

Autores

  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3560

Palavras-chave:

extensão. formação universitária. transformação social.

Resumo

O presente texto busca promover uma leitura da extensão como componente formativo no ensino superior, considerando as cinco diretrizes que a norteiam, as quais são descritas na Política Nacional de Extensão Universitária (2012) e reiteradas nas Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira (2018): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; e, impacto e transformação social. A pertinência deste trabalho está na necessidade de se entender o papel central da universidade no século XXI, bem como sua função social e potencializadora na formação dos estudantes, adotando esta como uma possível lente de análise capaz de intervir em benefício coletivo.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/Brasil.

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ICENE/UFTM). Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão Universitária da UFTM. ORCID: 0000-0001-7123-1074.

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

CORRÊA, T. H. B. Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 119–126, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3560. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3560. Acesso em: 20 nov. 2024.