O planejamento pedagógico nos cursos de graduação da UFTM
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3879Palavras-chave:
Planejamento Pedagógico. Projeto Pedagógico. Cursos de Graduação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar, à luz de referenciais teóricos que abordam o planejamento no âmbito educacional, a primeira experiência de Planejamento Pedagógico Semestral, realizada pelos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, após a publicação de normativa que institui a obrigatoriedade de tal atividade. A discussão se faz necessária tendo em vista a importância do planejamento para o processo ensino-aprendizagem e a necessidade de fomentar reflexões que contribuam para que os sujeitos se comprometam com o planejamento coletivo participativo. Assim, a partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e dados coletados em questionário semi-aberto, pudemos confirmar a importância do planejamento pedagógico no âmbito dos cursos de graduação e perceber que a participação dos sujeitos constitui um dos maiores entraves para sua efetiva realização.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Prefácio. In: BROILO, Cecília Luiza. Assessoria pedagógica na universidade: (com) formando o trabalho docente. Araraquara: Junqueira e Marin, 2015.
ARRUDA, Heloisa Paes de Barros. Planejamento e plano de aula na educação: histórico e a prática de dois professores. Educativa, Goiânia, v.18, n.1, jan./jun. 2015.
BRASIL. Resolução CONAES n.º 01, de 17 de junho de 2010. Institui o Núcleo Docente Estruturante. Brasília, 2010.
HAAS, Célia Maria. Projetos pedagógicos nas instituições de educação superior: aspectos legais na gestão acadêmica. RBPAE – v.26, n.1, p.151-171, jan./abr. 2010.
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Fortaleza, v. 37, n.3, 1-7, 2005. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/2705>. Acesso em: 25 jul. 2019.
MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. 6.ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra. São Paulo: Nova Fronteira, 1965.
PARENTE, José. Planejamento estratégico na educação. 3.ed. Brasília: Liber Livro, 2010.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. cap. 1, artigo 1.1, p. 12-17.
UFTM. Decisão Normativa n.º 24/2018. Uberaba: UFTM, 2018a.
UFTM. Minuta do PPI/UFTM 2017-2021. Uberaba: UFTM, 2018b.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2007.
VEIGA, Ilma Passos. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2004.
VEIGA, Ilma Passos. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14.ed. Campinas: Papirus, 2002. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_4/TEXTO.3-VEIGA-ILMA-PASSOS-PPP-UMA-CONSTRUCAO-COLETIVA.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.