Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5073Palavras-chave:
Inclusão no Ensino Superior. Alunos com Deficiência. Políticas Educacionais. Cursos de Graduação.Resumo
Este artigo apresenta a análise de políticas públicas educacionais e ações institucionais voltadas para a inclusão de alunos com deficiência no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba-MG. Objetiva fomentar a compreensão acerca do processo de inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) para acesso e permanência com qualidade no ensino superior, visando ao sucesso escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza fontes de caráter bibliográfico e documental e apresenta ações institucionais voltadas para a assistência estudantil e o atendimento dos alunos com deficiência. Os resultados da investigação apontam que a UFTM, apesar de todos os avanços na busca de condições adequadas para o desenvolvimento integral dos diferentes acadêmicos, dentre eles os alunos com deficiência, necessita que sejam ampliados os seus recursos, sendo eles de natureza humana, orçamentária, físico-estruturais, tecnológica, formativa e pedagógica. Pretende-se que este estudo contribua para reflexões e discussões sobre a importância de se universalizar, para os estudantes com deficiência, o acesso ao ensino de qualidade, via práticas educativas que respeitem a diversidade humana em todos os seus aspectos.
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